Saúde financeira: O que é e como melhorar a sua

Ter uma boa saúde física e uma qualidade de vida é estar em equilíbrio com a prática de exercícios físicos, manter uma boa alimentação e disposição para realizar suas atividades diárias sem abrir mão dos pequenos prazeres.

A saúde financeira segue a mesma lógica, mas voltado para a saúde do seu bolso. Ao longo do texto você irá entender o que é a saúde financeira e o que você pode fazer para melhorá-la.

O que é saúde financeira

A saúde financeira está relacionada com o comportamento e os hábitos que cada um tem com dinheiro. A saúde financeira vai muito além de livrar-se das dívidas, ela diz respeito a manter boas relações com o seu capital.

Para ter uma saúde financeira equilibrada você deve organizar o seu orçamento para conseguir arcar com os seus gastos essenciais, com as despesas não essenciais e estar preparado para qualquer imprevisto. Pouco se fala sobre a saúde financeira e o quanto ela é importante para nossa saúde física e mental.

Ao contrário do que muitos pensam, saúde financeira não é você estar com o bolso cheio de grana, mas sim saber tomar boas decisões financeiras, ter um equilíbrio ao adequar suas despesas e metas de vida com a sua renda. É sobre você saber aproveitar melhor a vida sem viver exclusivamente em função do dinheiro.

Como melhorar a saúde financeira

Dados divulgados pela Confederação de Dirigentes Lojistas (CNDL) mostram que 67% das pessoas não guardam nenhum dinheiro no mês. Isso mostra que muitos brasileiros não sabem a sua real situação financeira, nem o quanto ganham e o quanto gastam no mês. Esse comportamento pode trazer diversos problemas, como o endividamento, doenças físicas causadas pelo estresse, além de prejudicar a própria saúde mental.

Para começar a melhorar a sua saúde financeira é necessário:

1- Realizar um diagnóstico

Você deve fazer uma análise da sua real situação. Onde você está gastando mais que o necessário, onde dá para economizar e o que dá para tirar da sua lista de prioridades.

2- Tratar o problema

As dívidas são os principais causadores de problemas financeiros, então para você melhorar sua saúde financeira, o próximo passo é você ficar livre delas. Você pode negociar as suas dívidas com a ajuda de uma assessoria especializada e começar a mudança para uma vida tranquila.

3- Praticar bons hábitos

A saúde financeira é quem vai dar o aporte para obter uma boa saúde física e mental para você conseguir viver tranquilamente. Por isso, após realizar o diagnóstico e tratar o problema, comece a pôr em prática os bons hábitos que te levarão a tão sonhada saúde financeira.

Listamos alguns hábitos:

  • Faça um planejamento financeiro;
  • Controle o que entra e o que sai a cada mês;
  • Evite desperdícios;
  • Não gaste mais que o seu orçamento;
  • Faça uma reserva de emergência