Estudantes têm até hoje para pagar taxa de inscrição do Enem

Os estudantes interessados em realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2022 têm até as 23h59 desta sexta-feira (27) para fazer o pagamento da taxa de inscrição, estipulada em R$ 85. O procedimento, tanto para a prova impressa como digital, deverá ser consultado virtualmente, por meio da Página do Participante.

Agora, além do boleto bancário, o débito poderá ser quitado por meio do Pix (QR code) e cartão de crédito (via Mercado Pago ou PicPay). Neste último caso, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informa que haverá “cobrança de taxa administrativa no valor de R$ 2,54 (2,99%), por parte das operadoras”.

Assim como nos últimos anos, o Enem será aplicado em dois domingos seguidos, sendo nos dias 13 e 20 de novembro. No primeiro dia de exame serão realizadas as provas de linguagens, ciências humanas e redação, enquanto o segundo dia contará com questões sobre ciências da natureza e matemática.

Os locais de prova devem ser divulgados ao longo do ano, mas, como de costume, o horário para a abertura dos portões será às 12h, com fechamento às 13h. O início das provas, por sua vez, será às 13h30 em ambos os dias.

As notas do Enem são usadas como principal critério de seleção em instituições de ensino superior para programas do governo federal, como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade para Todos (ProUni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Informações de SBT News