Governo vai usar WhatsApp para alertas sobre desastres

O governo Federal lançou, em parceria com o WhatsApp e o grupo Robbu, um aplicativo que alerta para desastres em todo o país. O serviço deve ser disponibilizado em até 60 dias. A ferramenta se soma a outras de alertas de desastres, via SMS e Telegram.

“Ter toda essa estrutura e permitir que o cidadão seja alertado de um perigo e possa, por meio da ferramenta e do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sinpdec), receber orientações sobre medidas de autoproteção, que é a principal metodologia de prevenção de desastre, era um grande sonho”, destacou o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, coronel Alexandre Lucas. “Nunca saberemos quantas vidas o WhatsApp vai salvar de agora em diante, mas podem ter certeza de que serão muitas”, completou.

Para ter acesso ao serviço, o usuário terá de se cadastrar através de número que ainda será divulgado e, em seguida, interagir com o chatbot (uma espécie de assistente virtual). Na sequência, basta compartilhar a localização em que se encontra e receber alertas para a região. O Ministério de Desenvolvimento Regional (MDR) também afirma que serão enviadas dicas de autoproteção, rotas de evacuação, entre outros alertas.  

Informações de SBT News