Inscrições para o Enem 2022 terminam no próximo sábado

Os estudantes interessados em realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2022 terão até o próximo sábado (21) para realizar a inscrição. O procedimento, tanto para a prova impressa como digital, deverá ser feito virtualmente, por meio da Página do Participante.

Para os candidatos que não conseguiram a isenção, a taxa de inscrição será de R$ 85 e deverá ser paga até o dia 27 de maio. Agora, além de boleto, o débito também poderá ser quitado através do Pix ou cartão de crédito.

Assim como nos últimos anos, o Enem será aplicado em dois domingos seguidos, sendo nos dias 13 e 20 de novembro. No primeiro dia de exame serão realizadas as provas de linguagens, ciências humanas e redação, enquanto o segundo dia contará com questões sobre ciências da natureza e matemática.

Os locais de prova devem ser divulgados ao longo do ano, mas, como de costume, o horário para a abertura dos portões será às 12h, com fechamento às 13h. O início das provas, por sua vez, será às 13h30 em ambos os dias.

Confira o cronograma do exame:

  • Inscrições: 10 a 21 de maio;
  • Pagamento da inscrição: 10 a 27 de maio;
  • Pedido de atendimento especializado: 10 a 21 de maio;
  • Pedido de tratamento pelo nome social: 23 a 28 de junho;
  • Provas: 13 e 20 de novembro.

As notas do Enem são usadas como principal critério de seleção em instituições de ensino superior para programas do governo federal, como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade para Todos (ProUni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Informações de SBT News