Kremlin diz aos EUA para esperarem resposta à “guerra econômica”

Por Guy Faulconbridge

LONDRES (Reuters) – O Kremlin acusou os Estados Unidos, nesta quarta-feira, de declararem uma guerra econômica à Rússia que está semeando o caos nos mercados de energia, e alertou Washington de que está considerando qual será sua resposta ao veto norte-americano ao petróleo russo.

A economia da Rússia está enfrentando a crise mais grave desde a queda da União Soviética em 1991, depois que o Ocidente impôs pesadas sanções a quase todo o sistema financeiro e corporativo russo após a invasão da Ucrânia por Moscou.

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, classificou as sanções do Ocidente como um ato hostil que agitou os mercados globais e disse não estar claro até onde iria a turbulência nos mercados globais de energia.

“Você vê o caos, o caos hostil, que o Ocidente semeou — e isso, claro, torna a situação muito difícil e nos obriga a pensar seriamente”, disse Peskov a repórteres.

“Vemos que a situação nos mercados de energia está se desenvolvendo de forma bastante turbulenta — e não sabemos até onde essa turbulência irá”, completou.

Ele se recusou a descrever a natureza exata da resposta da Rússia. O presidente Vladimir Putin, líder supremo da Rússia desde 1999, realizará uma reunião com o governo na quinta-feira para discutir como minimizar o impacto das sanções, disse o Kremlin.

A tentativa do Ocidente de isolar a Rússia –um dos maiores exportadores mundiais de petróleo, gás e metais– atingiu os mercados de commodities e aumentou o espectro da inflação em espiral em todo o mundo.

Questionado sobre os comentários do Kremlin, o vice-conselheiro de segurança nacional da Casa Branca, Daleep Singh, disse: “Esta é uma guerra de agressão brutal e desnecessária. Dissemos o tempo todo que, se a agressão aumentar, os custos também aumentarão”.

“Eu não chamaria de guerra econômica. Esta é a nossa maneira de demonstrar determinação”, afirmou Singh.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.