Manifestantes protestam na França contra passe de saúde pelo 4º fim de semana

PARIS (Reuters) – Manifestantes marcharam por cidades da França neste sábado no quarto final de semana consecutivo de protestos, reclamando do que consideram como regras opressivas que os obrigam a tomar vacinas contra a Covid-19 contra sua vontade e mostrar um passe de saúde para as atividades diárias.

Eles protestaram pelas ruas de Paris, Nice, Montpellier e outras cidades com cartazes dizendo “não à ditadura” e gritando “Macron, não queremos seu passe de saúde”.

Os protestos reuniram um grupo diverso contra a legislação do presidente Emmanuel Macron, cujo objetivo é ajudar a conter uma quarta onda das infecções por Covid-19 e ajudar a proteger a recuperação econômica do país.

As taxas de vacinação saltaram depois que Macron apresentou seus planos para um passe de saúde no mês passado. Dois terços de toda a população francesa receberam uma dose, e 55% estão totalmente vacinadas.

Passes similares –que mostram prova da vacinação ou um teste negativo recente –foram adotados em outros países europeus.

A partir de segunda-feira, os franceses terão que mostrar o passe para comer em um restaurante, ter acesso a tratamento não-emergencial em um hospital ou viajar em trens de uma cidade para outra. Eles já são necessários para acessar piscinas, museus e boates.

(Reportagem de Richard Lough em Paris, reportagem adicional de Pascal Rossignol em Cambrai)

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.