Reuniões entre Rússia e Ucrânia serão retomadas na segunda-feira, dizem negociadores

(Reuters) – Rússia e Ucrânia realizarão uma terceira rodada de discussões na segunda-feira (7) pelo fim das hostilidades, disse o negociador ucraniano David Arakhamia em uma publicação no Facebook neste sábado (5), sem dar mais detalhes.

Delegações da Ucrânia e da Rússia tiveram duas rodadas de negociações desde que a Rússia iniciou uma invasão ao país vizinho em 24 de fevereiro.

Na quinta-feira, os dois lados concordaram em abrir corredores humanitários para permitir que civis fugissem de algumas zonas de combate, embora tenha havido atrasos para implementá-los. A Ucrânia disse no sábado que as conversas não produziram resultados, mas que continuaria buscando negociações.

“A terceira rodada de conversas será realizada na segunda-feira”, escreveu Arakhamia, que é do mesmo grupo parlamentar do presidente ucraniano Volodymyr Zelensky.

O ministro das Relações Exteriores russo, Sergei Lavrov, disse no sábado que a tentativa de Zelenskiy de buscar ajuda direta da Otan para o conflito entre os países não estava ajudando as negociações, mas que Moscou estava pronto para a terceira rodada.