Mais de 40% dos idosos já foram vacinados contra a gripe

A campanha nacional de vacinação contra a gripe já imunizou 42% dos idosos brasileiros e 41% dos profissionais de saúde, público-alvo da primeira etapa da mobilização. O número, divulgado pelo Ministério da Saúde na segunda-feira (16), corresponde a 12,3 milhões de pessoas com mais de 60 anos e 2,3 milhões de trabalhadores do setor da saúde.

Além da vacinação contra a gripe, a pasta também vacina crianças entre seis meses e menores de cinco anos contra o sarampo. Trabalhadores da saúde que estão com a caderneta de vacinação desatualizada também recebem o imunizante. A segunda etapa da campanha nacional começou no dia 2 de maio e vai até o dia 3 de junho em todo o país.

A etapa de imunização tem como principal objetivo interromper a circulação do sarampo no Brasil e também prevenir o surgimento de complicações decorrentes da gripe, evitando novos óbitos e possível pressão sobre o sistema de saúde. No total, o governo federal prevê atingir 90% do público-alvo até o fim das aplicações.

Vacinação de crianças

Para crianças de seis meses a menores de cinco anos, que já receberam ao menos uma dose da vacina Influenza ao longo da vida em anos anteriores, deve se considerar o esquema vacinal com apenas uma dose em 2022. Já para as crianças que serão imunizadas pela primeira vez, a orientação é agendar a segunda dose da vacina contra gripe para 30 dias após a primeira dose.

Informações de SBT News