Unidades de Conservação realizam “Um Dia no Parque” em 24 de julho

Um Dia no Parque, ação de valorização de parques e reservas, ocorre em todo Brasil no dia 24 de julho, com programação que tem o objetivo de despertar o interesse pelas áreas naturais protegidas no país. Desde 2018, a campanha Um Dia No Parque incentiva as pessoas a terem contato mais próximo com a natureza. Para isso, foi escolhido um dia no ano, no qual as Unidades de Conservação (UC) preparam ações específicas.

As atividades são variadas e abrangem todos os biomas. Por exemplo, na Mata Atlântica, na cidade do Rio de Janeiro, o visitante poderá participar de oficina de compostagem, plantio de mudas nativas ou fazer uma visita guiada no Parque Estadual do Grajaú ou ainda, conferir uma exposição fotográfica e uma peça teatral no Monumento Natural das Ilhas Cagarras. Já em São Paulo, no Parque da Cantareira, o visitante poderá fazer uma visita monitorada nas trilhas da floresta e conhecer aspectos históricos desde a criação do parque, até os dias atuais, as espécies da flora em destaque na floresta e os aspectos geológicos durante o percurso.

Ainda na Mata Atlântica, no Parque Nacional do Iguaçu na cidade de Foz do Iguaçu, no Paraná, os visitantes podem conferir uma exposição do Projeto Onças do Iguaçu, participar de caminhada com visita às Cataratas ou ainda, fazer observação de aves no Parque Linear Samambaia em Maringá. Já o Parque Estadual Vitório Piassa, em Pato Branco, oferecerá oficinas de yoga, meditação, trilha guiada e contação de história.

Confira as atividades disponíveis em cada região.

Como participar do Um Dia No Parque?

Pela página da ação na internet, os visitantes podem pesquisar a Unidade de Conservação mais próxima de casa em todo o país por meio de um mapa interativo e filtros. Também é possível ficar por dentro da programação de atividades nas redes sociais do Um Dia No Parque