Ministro da Educação vai ao Senado explicar atuação de pastores na pasta

BRASÍLIA (Reuters) – A Comissão de Educação e Cultura do Senado aprovou nesta quinta-feira um convite para que o ministro da Educação, Milton Ribeiro, dê explicações sobre a crise deflagrada com a revelação de que dois pastores sem cargo formal no governo atuavam dentro da pasta.

Ribeiro deverá comparecer à comissão na próxima quinta-feira. O próprio ministro se dispôs a ir, o que fez com que a comissão aprovasse um convite, e não uma convocação –que o obrigaria a comparecer.

O requerimento para convidar o ministro foi apresentado pelos senadores Jean Paul Prates (PT-RN) e Randolfe Rodrigues (Rede-AP) depois de uma série de denúncias mostrando a atuação de dois pastores dentro do MEC para intermediar a liberação de verbas.

Os pastores Gilmar Silva dos Santos e Arilton Moura não têm qualquer cargo do ministério, mas são apontados como os responsáveis pela liberação ou não de verbas para prefeituras, sem atender critérios técnicos.

Reportagem do jornal Folha de S.Paulo revelou na segunda-feira um áudio em que o próprio ministro afirma que o governo prioriza, após atender localidades com necessidade, prefeituras cujos pedidos de liberação de verba foram negociados pelos dois pastores.

Ribeiro diz ainda, no áudio, que tal atuação atende a pedido do presidente Jair Bolsonaro, em vez de seguir critérios objetivos e técnicos, e também cita pedidos de apoio supostamente direcionados para construção de igrejas.

Em nota e em entrevistas nos últimos dias, Ribeiro negou o envolvimento de Bolsonaro na atuação dos pastores, dizendo que o presidente apenas pediu uma vez que os recebesse.

Prefeitos que trataram com os pastores revelaram ainda o pedido de propina para garantir liberação de verbas para os municípios. Em um caso, revelado pelo jornal O Estado de S. Paulo, o prefeito de Luís Domingues (MA), Gilberto Braga (PSDB), revelou ter ouvido o pedido de 15 mil reais antecipados e um quilo de ouro do pastor Arilton Moura para liberar recursos para construção de creches.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.