Morre Mendes Thame, ex-deputado federal e um dos fundadores do PSDB

Morreu nesta 5ª feira (28.abr), aos 75 anos, o ex-deputado federal Mendes Thame, um dos fundadores do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB). A informação foi confirmada pela sigla, à qual foi filiado até 2016, pelo Partido Verde (PV), do qual era integrante desde aquele ano, pela prefeitura de Piracicaba (SP), cidade em que atuou como prefeito de 1993 a 1996, e pela Câmara dos Deputados.

Foto: Divulgação/PSDB

Mendes Thame nasceu em 13 de junho de 1946. Engenheiro agrônomo e advogado, foi deputado federal por sete mandatos, entre 1987 e 2019. De 1999 a 2000, trabalhou ainda como secretário de Recursos Hídricos, Saneamento e Obras de São Paulo.

Em sua trajetória na Câmara, integrou várias comissões, como as que discutiram as reformas política e tributária, e apresentou diversas propostas que, posteriormente, se tornaram leis, como o que deu origem à Lei Complementar 128/08 — a qual institui o Microempreendedor Individual (MEI) — e o que originou a Lei 8.922/94 – pela qual fica autorizada a movimentação do FGTS quando o trabalhador ou algum dependente deste tiver câncer.

O PSDB-SP, do qual foi presidente, lamentou “profundamento” a morte. Segundo o presidente do diretório, Marco Vinholi, “Thame era dono de uma inteligência apurada e de um profundo senso de justiça e de moral, cuja atuação ajudou a construir as bases do PSDB desde a sua fundação”.  “Em nome de todos os tucanos do nosso estado, envio nosso pesar a sua esposa Nancy e à filha Sofia, além dos demais parentes e amigos, certo de que seu legado ajudou a melhorar a vida dos piracicabanos, dos paulistas e de milhares de brasileiros”, completa.

Bruno Araújo, presidente nacional do partido, chamou Thame de “um dos mais brilhantes e dedicados parlamentares brasileiros, além de prefeito e secretário de Estado”.  Também nas palavras Araújo, “é uma honra para o PSDB ter tido em Thame um dos construtores da reconhecida qualidade das bancadas do partido na Câmara Federal”. “Compartilhava suas ideias, ensinava aos mais jovens (fui um deles) e, sem propagandear, dava exemplo de comportamento na vida pública”.

Ele prestou condolências à família a agradeceu, em nome de todo o partido, o ex-deputado por “tudo que fez” pelo PSDB, Piracicaba, São Paulo e o Brasil. Já para o PV, Thame “foi uma figura de alta relevância na política nacional”. A legenda chamou ele ainda de “um companheiro gentil, cordial e com ideais republicanos irretocáveis”. “Mendes Thame teve uma colaboração enorme para o ambientalismo brasileiro e para o PV. Nos despedimos de um parlamentar e de um amigo que deixará saudade em todos que tiveram o privilégio de conhecê-lo. Manifestamos nossos sentimentos a todos os familiares e amigos”, completa o comunicado.

O ex-governador de São Paulo e pré-candidato a presidente da República, João Doria, afirmou que o falecido, com o MEI tirou “milhões da informalidade” e “deixou um legado no combate à corrupção”. “Meu abraço solidário à família”, acrescentou no Twitter. A prefeitura de Piracicaba decretará luto oficial de três dias por causa da morte. Segundo o Executivo local, no município, ele deixa um legado de trabalhos prestados”. “Nossos mais sinceros sentimentos aos familiares e amigos, em especial à Secretária Municipal de Agricultura e Abastecimento, Nancy Thame”.

Informações SBT News

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.