No mês da Educação, programa de valorização dos educadores vai reconhecer professores que inspiram

Neste sábado, 27 de agosto, a partir das 19h, educadores que participaram do programa-piloto Professor Inspiração serão homenageados pelo Rotary Club Satélite de Curitiba Norte Inspiração. Agosto foi escolhido como mês para certificar, homenagear e premiar esses profissionais já que várias datas relacionadas à educação são celebradas:

– Dia 6 – Dia Nacional dos Profissionais da Educação

– Dia 11 – Dia do Estudante

– Dia 22 – Dia do Supervisor Escolar

– Dia 22 – Dia do Coordenador Pedagógico

“O programa foi desenvolvido depois de ouvirmos os professores. A desvalorização e a falta de aperfeiçoamento profissional foram os pontos mais recorrentes mencionados por eles. Por isso, desenvolvemos o Professor Inspiração: para valorizar e capacitar docentes e, assim, impulsionar a educação”, explica a rotariana Raphaella Caçapava, uma das idealizadoras da iniciativa.

As duas escolas selecionadas para dar início ao programa foram a Escola Municipal Professora Joana Raksa, no Caximba, e a Escola Municipal CEI do Expedicionário, no Novo Mundo. “A escolha foi feita a partir dos dados socioeconômicos. Ambas estão localizadas em regiões de alta vulnerabilidade e não haviam atingido a meta do Ideb [Índice de Desenvolvimento da Educação Básica]”, conta.

Durante cinco meses, os professores dessas escolas participaram de workshops práticos sobre os temas mais solicitados: neurociências, relações comportamentais e empatia; educação 5.0 e educação baseada em projetos; metodologias ativas e gamificação; empreendedorismo, criatividade e inovação. “Ao término de cada imersão, os professores eram desafiados a levar o tema para a sala de aula. No encontro seguinte, compartilhavam entre si os desafios e as conquistas dessa prática. Foram momentos únicos e profundamente ricos”, destaca Raphaella.

Todos os encontros aconteceram nos espaços UP Experience da Universidade Positivo, parceira do Rotary nesta iniciativa. “O programa Professor Inspiração utilizou toda nossa estrutura, desde os espaços modernos e diversificados até equipamentos tecnológicos, com a intenção de promover um ambiente que valorizasse cada um dos professores participantes. Acompanhar o projeto foi uma oportunidade de conhecer as histórias destes profissionais que se engajam por uma educação pública de qualidade e referenciada socialmente. O programa inspirou participantes e parceiros do projeto”, conta Valéria Brasil, coordenadora do curso de Pedagogia da Universidade Positivo.

No último mês, os professores escreveram um artigo sobre toda a experiência que viveram e como ela impacta a prática pedagógica. “Por isso, no próximo dia 27, vamos concluir esse programa certificando e homenageando cada um desses docentes, além de premiar os três artigos com a maior pontuação”, completa.

Um professor que inspira transforma a educação

“A educação quase sempre é a resposta quando questionamos o ponto mais importante para melhorar nossa sociedade. Entretanto, quando olhamos para o sentimento dos educadores vemos que o discurso e a prática estão muito distantes”, diz a rotariana.

Raphaela explica que o início do programa Professor Inspiração foi adiado devido à pandemia, mas os rotarianos aproveitaram a situação adversa para expandir o projeto. “Os rotarianos não param. Se naquele momento não era possível executar fisicamente tudo que havíamos planejado, fomos atrás de mais trabalho e elaboramos um projeto para submeter à nossa Fundação Rotária para obter recursos e investir em equipamentos para essas instituições”, lembra Raphaella.

Aprovado pela Fundação Rotária, o projeto-piloto recebeu um aporte de US$ 30 mil que financiou a compra de tecnologias que estão apoiando o aprendizado tecnológico, a alfabetização e o letramento das crianças. “As mesas educacionais são um ótimo recurso porque une tecnologia e material concreto. Elas permitem tornar essa etapa da educação muito mais lúdica e divertida, além de ser totalmente adaptada para a educação inclusiva”, acrescenta. Parte dos recursos vieram de Rotary Clubs parceiros do exterior como Índia e Inglaterra e de parceiros locais como os Rotary Clubs de Curitiba Cinquentenário, Curitiba Marumby e Curitiba Norte.

Cerca de mil crianças devem se beneficiar da ação neste primeiro ano de implementação. “Temos apoiado as escolas também em outras frentes e com outros projetos complementares para permitir que os educadores possam ter suas cargas aliviadas e focar no que realmente importa: ensinar”, destaca a rotariana. 

O próximo passo, de acordo com a rotariana, é avaliar o programa nas duas escolas para melhorar e ampliar o projeto para outras escolas do município. O desenvolvimento do projeto pode ser acompanhado pelas redes sociais do Rotary @rotarycwbinspiracao e no site www.rotarycwbinspiracao.org.br