Nova cepa da variante ômicron é descoberta na China

Pesquisadores chineses detectaram uma nova cepa oriunda da variante ômicron do coronavírus. A informação foi divulgada pela agência de notícias Global Times, que confirmou a presença de um caso leve da doença na cidade de Suzhou, no leste do país.

Segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças da cidade, a maioria dos casos de covid-19 é importada de outras províncias e cidades, o que pode ter provocado o surgimento da nova cepa. O órgão afirmou que, após o diagnóstico, os especialistas realizaram investigações epidemiológicas e sequenciamento genético para cada caso confirmado.

Apesar do avanço da vacinação na China, o país continua registrando um alto número de novos casos de covid-19. Nas últimas 24 horas, por exemplo, foram contabilizadas 13.146 novas infecções, sendo 11.691 assintomáticos. A maioria dos casos é detectado em Xangai, onde o sistema hospitalar está sobrecarregado. 

Para auxiliar na contenção da doença, as autoridades sanitárias já anunciaram o confinamento em determinadas regiões do país, bem como testagens em massa. Em pronunciamento no sábado (2), o vice-primeiro-ministro chinês, Sun Chunlan, afirmou que as estratégias fazem parte da dinâmica covid-zero, que tem como objetivo implementar ações rápidas e eficazes contra o vírus.

Informações de SBT News