Novo modelo da CNH entra em vigor a partir desta quarta-feira

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) será emitida em um novo formato a partir desta quarta-feira (1). Entre as novidades, o documento vai permitir a inclusão do nome social adotado pelo condutor e a filiação afetiva. O novo modelo será válido em todo o Brasil e terá elementos gráficos para dificultar a falsificação e fraudes. 

A nova CNH será “mais moderna”, promete a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). Nesse sentido, o órgão informa que o documento passará a contar com um código usado em passaportes e que servirá para facilitar o embarque nos aeroportos brasileiros via serviço de autoatendimento. Além do português, a carteira de habilitação terá informações impressas em inglês e francês. Dessa forma, a Senatran acredita que brasileiros terão maior facilidade em determinadas viagens internacionais.

O desenvolvimento de um outro modelo para a CNH estava previsto desde dezembro do ano passado, pontua a Agência Brasil. Na ocasião, o Conselho Nacional de Trânsito divulgou as especificações de como o documento deveria ser produzido.

Motoristas não são, entretanto, obrigados a trocar a atual CNH pela nova. De acordo com as autoridades, a ideia é que a troca ocorra de forma gradual. Num primeiro momento, as novas emissões já serão impressas no formato lançado nesta semana. O mesmo ocorrerá, aos poucos, com as renovações e as segundas vias.

Outros itens da nova CNH:

A versão da nova CNH, que será na cor verde e com detalhes em amarelo, contará, ainda, com os seguintes recursos:

  • Tabela com os tipos de veículos permitidos para o condutor;
  • Eventuais restrições médicas do motorista;
  • Profissão/atividade remunerada da pessoa;
  • Elementos para dificultar fraudes e falsificações;
  • QR Code.

Informações de SBT News