Onça da nota de R$ 50 completa 20 anos e ganha festa de aniversário

A onça-pintada Gabi, que tem a imagem representada na cédula de R$ 50, completou 20 anos nesta quarta-feira (8) e ganhou uma festa de aniversário no jardim zoológico do Rio de Janeiro. Como presente, o animal recebeu um suculento bolo de carne com almôndegas de frango, com direito a chapeuzinhos de decoração.

“As comemorações de aniversário dos animais servem como conscientização de sua importância e a necessidade de conservação das espécies. A onça-pintada, maior felino das Américas, está criticamente ameaçada de extinção nos biomas da Mata Atlântica e Caatinga”, informou a equipe do BioParque.

Gabi nasceu no antigo Zoológico do Rio, em 2002. Na data, a Fundação Riozoo recebeu um ofício da Casa da Moeda solicitando a foto de uma onça para a criação de uma nova cédula. Um fotógrafo, então, passou a frequentar o recinto de Gabi durante todas as tardes por três meses. Após oito anos, em 2010, a nova cédula começou a circular com a estrela do parque.

Neste ano, Gabi completa 20 anos e é considerada uma onça geriatra, uma vez que já ultrapassou a expectativa de vida para a espécie, que é de aproximadamente 10 a 15 anos. Carismática, a onça é um dos animais preferidos dos visitantes que vão ao BioParque e tem papel importante nos projetos de conservação do meio ambiente.

Informações de SBT News