Empresa de TI no Paraná obtém certificação que atesta qualidade internacional

O setor de inovação do Paraná, através da empresa paranaense Cidatec, acaba de obter uma avaliação que atesta adequação a padrões nacionais e internacionais de qualidade. Trata-se do MR-MPS-SW, nível G, conquistado pela empresa e concedido pela Softex – organização social civil de interesse público de fomento à área. A iniciativa tem o apoio da Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação no Paraná (Assespro-PR), como parte das ações da entidade de classe em prol do desenvolvimento do setor em âmbito estadual.

De acordo com a Softex, a avaliação MR-MPS-SW leva em conta o quanto os princípios de engenharia de software adotados e desenvolvidos pelas empresas estão em conformidade com as abordagens internacionais, no tocante à “definição, avaliação e melhoria dos processos de software”. A avaliação na Cidatec foi concluída em 24 de agosto último e a conquista é celebrada pela empresa. Desde 2018 a empresa é certificada no MR-MPS-SW e agora realizou sua recertificação, demonstrando o compromisso com a qualidade no desenvolvimento de suas soluções de software.

“É uma avaliação bastante criteriosa e profissional, por isso é uma conquista muito importante para a Cidatec. Nosso sucesso foi possível pelo empenho de toda a equipe, em especial do Fábio Cipolari, que liderou todo o processo”, assinala o diretor de Tecnologia da empresa ponta-grossense, Adriano Krzyuy. O objetivo, agora, é aperfeiçoar ainda mais os métodos de processo de software da Cidatec, “para que consigamos crescer, mantendo os níveis de qualidade”.

A avaliação dos procedimentos e processos da Cidatec ficou sob responsabilidade da QualityFocus – Consultoria e Serviços em TI (tecnologia da informação), por meio dos especialistas Renato Machado (avaliador líder) e Maria Elena Querido. Crescimento da empresa, com inovação e equipe enxuta, é fator destacado pelo avaliador líder.

Segundo ele, a avaliação MR-MPS-SW na Cidatec constatou maturidade dos processos, já incorporados à cultura organizacional da empresa. O que é fundamental para o aproveitamento de novas oportunidades no mercado, “que surgem para as empresas que se preparam com seriedade”. “É uma conquista muito relevante. Confirma a empresa como um centro de excelência.”

Para o diretor presidente da Assespro-PR, Lucas Ribeiro, a conquista é importante não só para a Cidatec – e sim para o setor de inovação no estado, de modo geral. “É um certificado que atesta a qualidade do trabalho da empresa pontagrossense, trabalho esse que, por sua vez, é uma amostra da eficiência e competência do ambiente de inovação no Paraná”, observa.

“Trata-se de uma certificação que repercute positivamente para o setor de TI no estado. Chancela os esforços em busca de aperfeiçoamento, e coloca nosso setor em posição de destaque no cenário nacional e internacional. Ao mesmo tempo, estimula outros players a seguirem o mesmo caminho em busca da qualidade”, afirma.