Ucrânia envia ônibus para evacuar civis de Mariupol

O governo da Ucrânia enviou, na manhã desta 5ª feira (31.mar), 45 ônibus para auxiliar na evacuação de civis da cidade portuária de Mariupol, no sul do país. O anúncio foi feito pela vice-primeira-ministra Irina Vereshchuk, que informou um cessar-fogo temporário na região por parte das tropas russas.

(Foto: Divulgação/Ministério da Defesa da Ucrânia)

Segundo ela, do total de ônibus, 17 estão à caminho para a cidade, enquanto 28 aguardam permissão para passar por um posto de controle russo no município de Vasylivka. Assim que forem resgatados, todos os moradores serão transportados para a região de Zaporizhzhya, que fica a 226 km de Mariupol.

Até então, os civis só estavam conseguindo sair da cidade com veículos particulares, mas a escassez de combustível e o perigo dos combates armados dificultavam a travessia. Intensos bombardeios foram registrados no local nas últimas semanas, causando a morte de cerca de 5 mil pessoas. O último ataque, por exemplo, atingiu um edifício do Comitê Internacional da Cruz Vermelha.

De acordo com especialistas, a operação russa em Mariupol é estratégica, uma vez que, caso as tropas ocupem totalmente o município, o exército poderia conectar por terra a Crimeia, anexada por Moscou em 2014, com as regiões separatistas de Donbass. O cenário, segundo eles, seria uma importante passagem de suprimentos e liberaria um grande número de soldados para participar dos conflitos em outras partes da Ucrânia.

Informações SBT News

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.