Vacina da Pfizer direcionada à ômicron apresenta alta resposta imune

A farmacêutica Pfizer divulgou mais um resultado dos testes envolvendo a versão adaptada da vacina contra a covid-19 direcionada à variante ômicron. O imunizante, que conta com uma opção monovalente e outra bivalente, apresentou dados promissores e uma alta resposta imune contra a cepa.

Segundo os cientistas, os estudos apontaram que uma dose de reforço de ambas as vacinas adaptadas provocou uma resposta imune de 13,5 a 19,6 contra a ômicron, quando comparado com o imunizante atual. O resultado foi observado em dois níveis de dosagem: com 30 e 60 microgramas.

“Os dados mostram a capacidade de nossas candidatas a vacinas monovalentes e bivalentes adaptadas à ômicron de melhorar significativamente as respostas de neutralização de anticorpos variantes específicos”, disse o pesquisador Ugur Sahin, CEO e cofundador da BioNTech.

Ele informou que a Pfizer irá discutir os dados com a comunidade científica e autoridades de saúde para introduzir o reforço adaptado à ômicron, que hoje conta com mais de cinco sublinhagens e apresenta um aumento do potencial de escape imunológico. A nova aplicação, no entanto, dependerá da autorização dos órgãos sanitários reguladores.

Informações de SBT News