Número de mesários voluntários deve ser 93% superior ao de 2018

O número de mesários voluntários nas eleições deste ano deve ser 93% superior do que o registrado no último pleito, em 2018. Segundo dados divulgados pela Justiça Eleitoral, o grupo deve contar com mais de 830 mil brasileiros em 2022, ante 430 mil nas eleições de dois anos atrás. 

No geral, 1,7 milhão de mesários foram nomeados para comparecer às seções eleitorais neste ano. Entre eles, 52% foram convocados pela Justiça Eleitoral a realizar o trabalho, enquanto 48% se candidataram para atuar voluntariamente no dia da eleição. O trabalho é obrigatório e a dispensa só ocorre em casos excepcionais.

Todos os mesários têm direito a dois dias de folga para cada dia trabalhado e também para cada dia de treinamento, sem perder o salário. O prestador ganha auxílio-alimentação no dia da eleição, um certificado de participação de serviços prestados à Justiça Eleitoral e preferência no desempate em concursos públicos que tenham essa previsão no edital.

Neste ano, as eleições gerais estão agendadas para o dia 2 de outubro, para o primeiro turno, e em 30 de outubro em caso de um segundo turno. Nesses dias, serão eleitos o presidente da República, o vice-presidente e os integrantes do Congresso Nacional.

Informações SBT News