Número de mesários voluntários deve ser 93% superior ao de 2018

O número de mesários voluntários nas eleições deste ano deve ser 93% superior do que o registrado no último pleito, em 2018. Segundo dados divulgados pela Justiça Eleitoral, o grupo deve contar com mais de 830 mil brasileiros em 2022, ante 430 mil nas eleições de dois anos atrás. 

Foto: Roberto Jayme/Ascom/TSE

No geral, 1,7 milhão de mesários foram nomeados para comparecer às seções eleitorais neste ano. Entre eles, 52% foram convocados pela Justiça Eleitoral a realizar o trabalho, enquanto 48% se candidataram para atuar voluntariamente no dia da eleição. O trabalho é obrigatório e a dispensa só ocorre em casos excepcionais.

Todos os mesários têm direito a dois dias de folga para cada dia trabalhado e também para cada dia de treinamento, sem perder o salário. O prestador ganha auxílio-alimentação no dia da eleição, um certificado de participação de serviços prestados à Justiça Eleitoral e preferência no desempate em concursos públicos que tenham essa previsão no edital.

Neste ano, as eleições gerais estão agendadas para o dia 2 de outubro, para o primeiro turno, e em 30 de outubro em caso de um segundo turno. Nesses dias, serão eleitos o presidente da República, o vice-presidente e os integrantes do Congresso Nacional.

Informações SBT News

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.