Número de multas por uso de celular ao volante cresce 128% em 2022

O número de multas pelo uso de celular ao volante mais que dobrou este ano em São Paulo, segundo o Detran. Só em 2022 foram 142.767 multas pela infração, considerada gravíssima.

Foto: Reprodução | SBT Brasil

O aumento foi de 128% em comparação com o mesmo período de 2019, antes da pandemia, quando 62.358 multas pelo uso de celular na direção foram aplicadas.

O uso do celular é o que mais tira a atenção do motorista, segundo a Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet). Estudos mostram que o risco de uma pessoa bater com o carro falando ao telefone é quatro vezes maior. Se ela utilizar o aparelho para digitar e enviar mensagem, a probabilidade de acontecer um acidente aumenta 23 vezes.

“Você acaba deixando de dirigir com as duas mãos ao volante, a chamada distração manual. Tem a distração visual, que você acaba tirando aquela visão do que está acontecendo ao redor pra ficar atento ao celular, e a distração cognitiva, que se você estiver falando com alguém, a depender do conteúdo daquela conversa, pode ocasionar uma alteração emocional”, afirma Antônio Meira Júnior, presidente da Abramet.

Informações SBT News

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.