Clubes podem ser obrigados a disponibilizar absorventes nos estádios de futebol

Um projeto de lei da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) quer tornar obrigatória a disponibilização de absorventes nos estádios de futebol do Estado. A proposta, da deputada estadual Marli Paulino (SD), propõe que os clubes ofereçam os itens nos sanitários femininos.

absorventes-em-estádios
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

No texto do projeto, protocolado na última segunda-feira (15), consta que a iniciativa visa a saúde fisiológica feminina, o conforto e o bem-estar da torcedora que tem necessidades diversas ao público masculino.

“A presença do público feminino nos estádios de futebol já é uma crescente realidade e vem aumentando, por isso precisamos realizar em conjunto com a sociedade, ações que atendam uma das necessidades mais básicas das mulheres, e aqui das que gostam e querem prestigiar presencialmente e torcer para o seu time do coração nos estádios”, afirma a deputada.

Obrigatoriedade de absorventes em estádios

Marli Paulino propõe que os clubes de futebol deixem os absorventes nos sanitários femininos ou em pontos do estádio que sejam de fácil acesso e retirada pelas mulheres.

Nestes locais, deve-se ter cartazes informativos explicando a existência e acesso ao item e que a torcedora pode utilizá-lo em caso de necessidade.

“Nós mulheres sabemos que o fluxo menstrual e os ciclos muitas vezes nos surpreendem e nos pegam desprevenidas”, relata a deputada. “Sei de muitas torcedoras que passaram por este imprevisto e procuraram o item sem sucesso, e na falta do absorvente dentro do estádio tiveram que ir embora ou improvisar com papel higiênico que era o que tinha disponível no banheiro”. 

Presença feminina nos estádios de futebol

O projeto de lei apresenta dados recentes das Assessorias de Imprensa das duas maiores torcidas do Estado do Paraná em 2023. De acordo com o texto, mais de 20% do público presente nas arquibancadas dos dois estádios, são mulheres.

O Club Athletico Paranaense informou que 77,48% dos sócios são homens e 22,53% são mulheres. Já o Coritiba Foot Ball Club citou que dos 39.500 sócios, 24% deste total de associados ao clube são sócias, ou seja, 9.584 mulheres.

Segundo a Federação Paranaense de Futebol, o Estado do Paraná conta com 39 estádios, oito deles em Curitiba e região; 15 no Norte e Norte Pioneiro; seis no Centro e Sul; oito no Oeste e Sudoeste e dois no Litoral.

O projeto de lei, de número 379/2023, está tramitando na Assembleia Legislativa do Paraná.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.