Central Saúde Já Curitiba passa a fazer orientação para mães que amamentam

A Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba passa a oferecer, a partir desta segunda-feira (1), um serviço de orientação e apoio à amamentação pelo telefone da Central Saúde Já Curitiba, o 3350-9000.

O serviço é voltado às mulheres residentes em Curitiba que estejam amamentando. Segundo a secretária municipal da Saúde, Beatriz Battistella, pela Central será possível entregar informações, de forma ágil, em um momento delicado para a mulher, que é o puerpério (período após o parto).

Além de orientar as mães no início do processo, a Central Saúde Já Curitiba fará o primeiro atendimento das usuárias que venham a ter complicações decorrentes da amamentação, como a mastite, por exemplo.

“Essa é uma complicação recorrente, caracterizada pela inflamação na mama, seguida de uma infecção bacteriana, que causa desconforto, dor e, se não for manejada, pode resultar em abandono da amamentação”, diz a médica da Rede Mãe Curitibana Vale a Vida, Ângela Leite.

Como funciona

Ao ligar no 3350-9000, a usuária será atendida pela equipe de enfermagem, que está apta a lidar com este tema, orientando e dando suporte.

Caso seja verificada alguma situação patológica, a ligação é transferida para um médico, que fará o teleatendimento e prescreverá medicação, se for necessário, já agendando o retorno para avaliação presencial com consulta com enfermagem diretamente na unidade de saúde.

Caso a equipe avalie a necessidade de uma avaliação presencial, a Central faz o agendamento de uma consulta com o profissional enfermeiro, na unidade de saúde mais próxima da residência da usuária.

Informações da Prefeitura de Curitiba