Combate a dengue: Projeto Plante uma Crotalária e Salve Vidas inicia em Colombo

O programa tem como finalidade contribuir no combate contra a dengue e promover saúde e bem-estar para os moradores de Colombo e Região Metropolitana

Nesta segunda-feira, 26, foi realizado um evento no Vivencial do Bosque para dar início ao projeto “Plante uma Crotalária e Salve Vidas”, que vai distribuir inicialmente duas mil mudas para o município, com pretensão de amplificar o projeto para atender a maior parte da população.

O programa tem como finalidade contribuir no combate contra a dengue e promover saúde e bem-estar para os moradores de Colombo e Região Metropolitana, através do plantio de Crotalaria Spectabilis, planta que atrai Libélula que são predadores naturais do Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika Vírus.

A proposta nasceu em parceria com a Prefeitura e as Secretarias de Assistência Social, Meio Ambiente, Agricultura, Educação, Saúde, o Colégio Agrícola, o Horto Municipal e o Centro de Combate à Dengue em Colombo.

O encontro contou com a presença da idealizadora e coordenadora do projeto, Irani de Oliveira, a secretária Municipal de Assistência Social, Elis Lazarotto, o secretário Municipal do Meio Ambiente, José Vicente de Lima, a diretora do Departamento da Proteção Social Básica da Secretaria de Assistência Social, Karen Fernanda Scorsin e o diretor de Vigilância e Promoção em Saúde, Dr. Diogo Vasconcelos.

Secretária de Assistência Social, Elis Lazarotto participa da plantação das sementes da clotanária

O projeto será dividido nas seguintes etapas:

1º- Coleta das sementes;

2º- Plantio das sementes em recipientes recicláveis;

3º- Uma vez que germinadas as sementes, serão distribuídas para a população;

4º- Juntamente com a entrega serão feitas orientações sobre os cuidados de limpeza das casas para eliminar possíveis focos.

5º- E após a entrega das mudas de crotalária serão dadas instruções sobre os cuidados dentro de casa, como o não consumo da planta.

E o cronograma de execução do projeto passa por:

AtividadesDatas: 2021
Obtenção de recursos de recursosAbril a Dezembro
Plantio das sementesAbril
Entrega das mudasJunho e Julho
Dias de trabalhoConforme disponibilidade

Informações da Prefeitura de Colombo