Preservação da cultura italiana é tradição de famílias de Colombo

Não é preciso ir muito longe para conhecer um pouco da Itália. Em Colombo, na região metropolitana de Curitiba, as tradições trazidas pelos imigrantes italianos ultrapassam gerações.

Foto: Reprodução/Rede Massa

Os imigrantes italianos chegaram em Colombo no ano de 1878. “Havia uma população pequena que ainda era parte de Curitiba, essa paisagem demográfica mudou com a chegada dos italianos”, resume Fábio Luiz Machioski – Historiador e Gestor do Museu Municipal Cristóforo Colombo. “Depois, chegaram outras colônias, e criou-se uma população maior que praticamente dobrou o número de habitantes, e se criou uma vila que os italianos chamaram de Vila de Cristóforo Colombo e depois somente Vila de Colombo”, completa.

E toda essa história está muito bem contada no Parque Municipal da Uva, onde é possível fazer uma verdadeira viagem no tempo visitando apenas três casas. Uma delas é o Museu Cristóforo Colombo. As outras duas casas também estão repletas de histórias. Uma delas é a residência de um imigrante italiano e a outra um memorial ítalo-polonês.

Mas os imigrantes italianos também deixaram outro importante legado aqui município: a fé. Um exemplo disso é a Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário, que é uma réplica das igrejas do Norte italiano.

Conheça mais sobre a tradição italiana em Colombo na matéria do SBT Notícias Paraná:

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.