Aceleradora de startups Hotmilk inaugura novo prédio na PUC

O prefeito Rafael Greca participou nesta terça-feira (14) da inauguração do novo prédio da Hotmilk, ecossistema de inovação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR).

Foto: Ricardo Marajó/SMCS

“É com imensa alegria que vemos a nossa PUC florescer de maneira extraordinária nesses dois prédios da Hotmilk, na nossa incubadora ‘leite quente’. Essa é a ideia de uma cidade aberta, de uma comunidade inovadora, de pessoas que procuram os problemas para multiplicarem as soluções”, disse o prefeito.

O novo prédio foi batizado com o nome do cientista e professor Metry Bacila, que completaria 100 anos. Ele fez parte do primeiro grupo de docentes da PUC, dedicou-se sobretudo ao curso de Medicina, no qual foi o primeiro professor de Bioquímica. Durante 50 anos, esteve em profunda sintonia com a história da universidade. Deixou grandes contribuições à ciência brasileira.

O prefeito enalteceu a homenagem. “Pela memória deste professor que foi grande e foi nosso, que trouxe no marco do seu nascimento o compromisso com o Brasil a ponto de concluir a sua vida tendo avançado as fronteiras até a Antartica”, salientou Greca. Metry Bacila foi integrante do Programa Antártico Brasileiro.

Além da inauguração do novo espaço, a Hotmilk ampliou e reformou o prédio da primeira sede. Ambos os espaços ficam em frente ao portão 1 da universidade, do outro lado da Rua Imaculada Conceição.

A Hotmilk tem hoje 57 startups, empresas, laboratórios e associações de inovação, pesquisa e tecnologia.

Homenagens

Participaram do evento o professor Waldemiro Gremski, que fez uma leitura da biografia do homenageado; o reitor da PUC-PR, Rogério Renato Mateucci; a secretária municipal da Educação e filha do doutor Metry Bacila, Maria Silvia Bacila; o diretor da Hotmilk, Fernando Luciano; e Matheus Bacila, neto do homenagedo.

Também fez parte das homenagens a abertura da exposição A Vanguarda Científica de Metry Bacila, que vai até o dia 17 de junho na recepção do novo espaço da Hotmilk.

O troféu Alumni Inovador PUC-PR foi entregue a ex-alunos que hoje são expoentes na inovação, como os fundadores da Ebanx, João Del Valle e Alphonse Voigt; da Hilab, Sergio Rogal e Marcus Figueredo; e do James Delivery, Eduardo Petrelli. Também foram homenageados André Telles, superintendente de Inovação do Governo do Paraná, e Cris Alessi, presidente da Agência Curitiba.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.