Atendimentos de síndromes respiratórias em Curitiba crescem 204% em três semanas

Os atendimentos de sintomas respiratórios nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Curitiba e nas 12 unidades de saúde exclusivas para síndromes respiratórias aumentaram desde o período antes das festas de fim de ano. Nas últimas semanas, a capital vem passando por um crescimento nos novos casos de covid-19 e da gripe H3N2. 

Foto: Levy Ferreira/SMCS

No dia 20 de dezembro, antes do feriado do Natal, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) registrou 1.260 atendimentos. Já no dia 3 de janeiro, após o Ano Novo, foram 2.665 atendimentos por sintomas respiratórios, um aumento de 111%. O número de atendimentos no dia 27 de dezembro não foi registrado pela secretaria. 

Já na última segunda-feira (10), houve 3.827 atendimentos. Comparando com a semana anterior às festas de fim de ano, o crescimento dos atendimentos de síndromes respiratórias em Curitiba foi de 204% em 21 dias. 

Em relação aos casos de coronavírus, a média móvel de novos casos por dia nesta terça-feira (11) estava em 1.264, registrando um crescimento de 1.317,8% comparada a 14 dias atrás. No dia 20 de dezembro, a média móvel era de 34,15, segundo dados do Painel Covid da Prefeitura de Curitiba. 

Segundo a SMS, este aumento da procura de pessoas com sintomas respiratórios pelos serviços de saúde pode ter relação com a alta circulação da H3N2 após as festas de fim de ano. Já o aumento dos casos de covid-19 pode ser justificado pela circulação da variante Ômicron.  

A secretaria também informa que a maioria das pessoas que procuram atendimento apresentam sintomas respiratórios leves, e que a taxa de internamentos graves se mantém sob controle do município. Nesta terça, a taxa de ocupação dos 65 leitos de UTI SUS exclusivos para covid-19 estava em 57%, com 28 leitos livres. Já a taxa de ocupação dos 161 leitos de enfermarias SUS para covid-19 e síndromes respiratórias agudas graves era 74%, com 42 leitos vagos. 

Onde buscar atendimento 

Em Curitiba, pessoas que apresentarem sintomas respiratórios leves devem preferencialmente contatar a Central 3350-9000 antes de se deslocar para um serviço de saúde. O atendimento funciona das 8h às 20h, e os casos são avaliados. 

A população também pode procurar as 12 unidades de saúde que foram reorganizadas para dar apoio às UPAs e atender exclusivamente casos suspeitos e com sintomas leves de gripe e covid-19, como tosse, dor de garganta, febre, congestão nasal, ou de emergência. As unidades funcionam das 7h às 20h. 

Confira as Unidades de Saúde exclusivas para atendimento de sintomas respiratórios: 

•    Distrito Sanitário Bairro Novo – Unidade de Saúde Bairro Novo (Rua Paulo Rio Branco de Macedo, 791, Sítio Cercado) 

•    Distrito Sanitário Boa Vista – Unidade de Saúde Santa Cândida (Avenida Paraná, 5050, Santa Cândida) 

•    Distrito Sanitário Boqueirão – Unidade de Saúde Vila Hauer (Rua Waldemar Kost, 650, Hauer) 

•    Distrito Sanitário Cajuru – Unidade de Saúde Trindade II (Rua Sebastião Marcos Luiz, 119, Cajuru) 

•    Distrito Sanitário CIC – Unidade de Saúde Caiuá (Rua Arnaud Ferreira Vellozo, 200, Cidade Industrial de Curitiba) 

•    Distrito Sanitário Matriz – Unidade de Saúde Ouvidor Pardinho (Rua 24 de Maio, 807, Praça Ouvidor Pardinho) 

•    Distrito Sanitário Pinheirinho – Unidade de Saúde Aurora (Rua Theofhilo Mansur, 500, Novo Mundo)  e Unidade de Saúde Sagrado Coração (Rua Antonio Claudino, 375 ,Pinheirinho) 

•    Distrito Sanitário Portão – Unidade de Saúde Guaíra (Rua São Paulo, 1495, Vila Guaíra) 

•    Distrito Sanitário Santa Felicidade – Unidade de Saúde São Braz (Rua Antonio Escorsin, 1960, São Braz)  e Unidade de Saúde Pilarzinho (Rua Amauri Lange Silvério, 1251, Pilarzinho) 

•    Distrito Sanitário Tatuquara – Unidade de Saúde Monteiro Lobato (Rua Olivio José Rosetti, 538, Tatuquara). 

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.