Bosque Alemão passa por obras de acessibilidade a partir desta segunda

Começam na próxima segunda-feira (16) as obras de acessibilidade do Bosque Alemão, no bairro Vista Alegre, onde ficam atrações como a Casa Encantada, o Oratório de Bach e a Torre dos Filósofos. 

Foto: Lucilia Guimarães/SMCS

Em função dos trabalhos, algumas áreas ficarão interditadas. Inicialmente, as equipes devem promover intervenções nas rampas de acesso à Casa Encantada, que tem alteração de funcionamento (veja abaixo). O local, que abriga as bruxas contadoras de histórias, também deve ter os banheiros adaptados. 

Leia mais:

O Bosque terá, ainda, melhorias da acessibilidade e adequação dos sanitários, readequação dos pontos de ônibus e vagas de estacionamento, dos caminhos da história de João e Maria, com a instalação de corrimões, além de nova comunicação visual (placas de sinalização), que vai incluir indicativos em braile. 

“A ideia é terminar as obras o mais rápido possível para que os curitibinhas possam voltar a participar das atividades por lá”, conta o diretor de Parques e Praças, Giovando Romanine. O prazo total previsto para os trabalhos é de cerca de seis meses. 

Bruxas vão para o Barigui

Com o início das obras no Bosque Alemão, as atividades das bruxas contadoras de histórias devem ser remanejadas para o Parque Barigui. Mais detalhes sobre o local e datas serão divulgados pela Secretaria de Educação em breve.

Inaugurada em março de 1996, na primeira gestão do prefeito Rafael Greca, a Casa Entantada é uma biblioteca e espaço para contação de histórias. Permaneceu fechada para o público desde o ano passado, por causa da pandemia.

A biblioteca da Casa Encantada é uma das 195 unidades da Rede Municipal de Bibliotecas Escolares, com um acervo de 2,4 mil livros destinados ao público infantil.

Para todos

A secretária de Meio Ambiente, Marilza do Carmo Oliveira Dias, lembra que a cidade vem se preocupando com a acessibilidade já há algum tempo na requalificação de espaços públicos e áreas verdes. 

“Nossos parquinhos têm, hoje em dia, projetos mais inclusivos, que favorecem a brincadeira das crianças em conjunto”, reforça. “E estamos em pleno andamento das melhorias no Jardim Botânico, que incluem a implantação de rampas e piso melhor para pessoas com dificuldades de locomoção”, completa.

A inclusão também é um dos temas presentes na reedição da campanha da Família Folhas, que tem entre as personagens a adolescente PcD, Flora.

Informações da Prefeitura de Curitiba

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.