Massa News, notícias do Paraná e do Brasil
Curitiba, PR
Clima
26ºC

Carnaval em Curitiba: veja a programação deste fim de semana

Redação

Redação

Com colaboração de Prefeitura de Curitiba

O Carnaval em Curitiba 2023 toma conta do Centro da cidade neste fim de semana. São muitas atrações durante o sábado (18) e domingo (19), tendo como palco principal a Rua Marechal Deodoro, onde acontecem os bailes infantis, os desfiles dos nerds, dos blocos carnavalescos e das escolas de samba.

Foto: Cido Marques/FCC

A tradicional Marcha Zombie Walk está na programação de domingo e o roteiro é pela Rua XV de Novembro.  

Carnaval nerd

Personagens de histórias em quadrinhos, heróis e vilões das telas de cinema, cosplayers e personagens da cultura pop abrem os festejos no sábado. Eles formam o bloco do Carnaval Nerds, o primeiro a desfilar pela Marechal.

A concentração começa às 10h, na Praça Zacarias, e às 13h o bloco sai em direção à Marechal Deodoro. Ele segue até a Rua Doutor Faivre, onde fica o Shinobis – Cultura e Gastronomia, dedicado aos fãs do universo geek. 

Baile Infantil

Depois da passagem dos nerds, a Marechal Deodoro fica à disposição dos curitibinhas e suas famílias. Entre 15h e 17h acontece o baile infantil, animado pela Banda do Polakinho, com muito samba, marchinhas e brincadeiras.

A matinê para as crianças se repetirá no domingo, no mesmo horário e local (próximo à Rua Monsenhor Celso).

Desfile do Grupo Especial

Às 18h começa o grande desfile, iniciando com a apresentação de blocos carnavalescos, e depois com as escolas de samba do Grupo Especial.  

Como já é tradição, o primeiro bloco é o Afoxé, que entra com a missão de fazer a “purificação” da passarela do samba. Depois desfilam os blocos Púrpura, Boêmios e Madames e o Rancho das Flores, formado por idosos atendidos pela Fundação de Ação Social (FAS).

Veja também:

A primeira escola a desfilar, a partir das 20h50, é Os Internautas, seguida pela Imperatriz da Liberdade (21h55), Acadêmicos da Realeza (23h), Mocidade Azul (00h05), que foi vice-campeã em 2020, fechando com a Enamorados do Samba (01h10), que venceu o concurso daquele ano.

Zumbis no calçadão

Domingo a festa continua, começando pelos zumbis, que se concentram a partir das 10h na Boca Maldita. Adultos e crianças usam maquiagens assustadoras, enquanto no palco bailarinos dançam a música Thriller, de Michael Jackson.

Entre 12h30 e 13h, é dada a largada para a Zombie Walk, que segue pelo calçadão da Rua XV de Novembro até a Praça Santos Andrade, onde acontecem shows de bandas curitibanas.

Sopros do Polakinho

Na Marechal Deodoro, às 14h de domingo, antes do baile infantil, o Bloco de Sopros do Polakinho percorre a avenida, saindo da Travessa da Lapa em direção à Marechal Floriano, ao som de trompetes, trombones e percussão.

Crianças acompanhadas de pais ou responsáveis legais podem participar da festa que tem indicação livre.

A vez do Grupo de Acesso

A passarela do samba voltar a brilhar com blocos e escolas de samba no domingo, a partir das 18h. O corso de carros antigos e enfeitados do Elas Clube atravessa a avenida e depois dele vêm os blocos Unidos de Judá, EcoOrquestra, Pretinhosidade e Fogosa.

A noite é dedicada às escolas do Grupo de Acesso. A estreante Deixa Falar é a primeira, às 21h20. Depois entram a Unidos de Pinhais (22h10), Leões da Mocidade (23h) e Embaixadores da Alegria (23h50). Todas disputam o título do grupo para subir, no próximo carnaval, ao Grupo Especial.

Conforto e segurança

Para receber todas essas festividades, a Prefeitura e a Fundação Cultural de Curitiba prepararam uma estrutura para garantir o conforto e a segurança dos foliões. Haverá pontos de venda de alimentação no calçadão da Monsenhor Celso, na Rua Barão do Rio Branco e na Avenida Marechal Floriano.

Foram instalados 120 banheiros químicos nos dois lados da avenida. Haverá um ambulatório e cinco ambulâncias para atendimento médico de emergência, um contingente de 110 seguranças, 25 brigadistas, além da presença da guarda municipal e de policiais civis e militares.

As arquibancadas, com acesso livre até a lotação máxima, por ordem de chegada, comportam 3 mil pessoas. Haverá espaços reservados para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, idosos e gestantes.

Programação do Carnaval em Curitiba

Sábado – 18 de fevereiro

  • 13h – Carnaval Nerd (concentração na Praça Zacarias a partir das 10h);
  • 15h – Baile Infantil;
  • 18h – Desfile dos Blocos Carnavalescos ( Afoxé, Púrpura, Boêmios e Madames, e Rancho das Flores);
  • 20h50 – Desfile das Escolas do Grupo Especial (Os Internauts, Imperatriz da Liberdade, Acadêmicos da Realeza, Mocidade Azul e Enamorados do Samba).

Domingo – 19 de fevereiro

  • 13h – Zombie Walk (concentração na Boca Maldita);
  • 14h – Bloco do Polakinho (saída na Travessa da Lapa);
  • 15h – Baile Infantil;
  • 18h – Desfile dos Blocos Carnavalescos (Elas Clube, Unidos de Judá, EcoOrquestra, Pretinhosidade e Fogosa);
  • 21h20 – Desfile das Escolas do Grupo de Acesso (Deixa Falar, Unidos de Pinhais, Leões da Mocidade e Embaixadores da Alegria).

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!

Compartilhe essa matéria nas redes sociais

Ative as notificações e fique por dentro das notícias

Dá o play Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas A opinião em forma de notícia