Cine Passeio adapta sessões para deficientes visuais e auditivos

A partir desta terça-feira (11), as salas do Cine Passeio, em Curitiba, estarão ainda mais inclusivas, com os equipamentos de acessibilidade para pessoas com deficiência visual e auditiva que serão lançados em uma sessão especial, às 11h. 

Foto: Cido Marques/FCC

As salas Luz e Ritz foram adaptadas a uma tecnologia de ponta para que pessoas com deficiência assistam aos filmes em qualquer sessão, no mesmo local e no espaço comum a todos os espectadores. 

“Esse é um exemplo de ação cultural verdadeiramente inclusiva, inovadora, que mostra que ser uma cidade inteligente é também se preocupar com a promoção da cidadania e da igualdade”, diz o prefeito Rafael Greca.

Com a novidade, o Cine Passeio será o primeiro cinema público do Sul do Brasil a contar com essa tecnologia e o sexto no país. 

Para inaugurar as salas inclusivas, o Cine Passeio promoverá nesta terça-feira (11), às 11h, uma sessão especial para cerca de 60 convidados da Assessoria dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Prefeitura de Curitiba. A sessão servirá para o público de pessoas com deficiência visual e auditiva e a equipe do Cine Passeio avaliem o novo serviço.

O filme escolhido para a primeira exibição inclusiva será Ingresso para o Paraíso, comédia romântica estrelada por Julia Roberts e George Clooney, que está em cartaz nas principais salas de cinema do país. 

Como funciona

O acesso ao equipamento, denominado ProAccess, é individual e deve ser solicitado pelo espectador no momento da compra do ingresso na bilheteria do cinema.

A solução foi desenvolvida por uma empresa do município de Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba, e é a mesma utilizada em salas de cinema de todo o mundo com a chancela das produtoras Disney e Warner, cujos filmes estão adaptados para oferecer conteúdos de acessibilidade.  

Os clientes com deficiência visual recebem um fone de ouvido e um aparelho para regular o volume. O equipamento narra as falas, expressões e os cenários do filme em tempo real. 

Os clientes com deficiência auditiva recebem uma pequena tela que é acoplada na poltrona. Na tela de screen, uma pessoa narra o filme em libras. O equipamento possui baixa luminosidade para não atrapalhar os outros espectadores.

Tecnologia paranaense

O novo equipamento de acessibilidade, denominado ProAccess, foi desenvolvido pela Riole, empresa com sede em Colombo que desenvolve soluções inteligentes para áudio e vídeo.

O ProAccess se diferencia dos demais aparelhos por utilizar sinal infravermelho, instalado nas salas, dispensando qualquer tipo de conexão e, portanto, mais seguro contra pirataria. Daí a preferência das grandes produtoras e distribuidoras pelo equipamento.

Os conteúdos em libras, audiodescrição, áudio-assistência e legendas descritivas são extraídos diretamente do DCP (formato de exibição cinematográfica digital).

Informações da Prefeitura de Curitiba

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.