Comunidade ucraniana convoca população de Curitiba para novo ato pela paz

O Paraná, que concentra o maior número de descendentes de ucranianos no Brasil, realiza uma nova marcha pela paz em solidariedade à Ucrânia. O ato será realizado em Curitiba, no sábado (19). A concentração será às 10 horas, na praça Santos Andrade, com caminhada e concentração na Boca Maldita.

A marcha programada para o dia 19 soma-se a outra, que aconteceu no dia 25 de fevereiro, no Memorial Ucraniano do Parque Tingui. Na oportunidade, a ação que contou com a presença do prefeito Rafael Greca foi organizada pelas igrejas ucranianas de Curitiba, sociedades de cultura ucraniana (Subras e Clube Poltava) e Representação Central Ucraniano-Brasileira.

A invasão da Ucrania pela Rússia começou no dia 15 de março. Correspondentes dos principais portais de notícia do mundo relatam que os bombardeios russos às áreas residenciais de Kiev se intensificaram. A estimativa é a de que, somente em Mariupol, mais de 2,5 mil civis tenham sido mortos por soldados russos.

Ainda assim, o povo ucraniano resiste. Embora a Rússia tenha avançado sobre parcela significativa do território, a maior parte do país segue sob domínio ucraniano.

Foto: Divulgação