Concerto operístico alerta para violência contra mulher

A orquestra feminina Ladies Ensemble apresenta nos dias 17, 18 e 19 de março o concerto operístico “Carmen encontra Butterfly” no Auditório Regina Casillo (R. Lourenço Pinto, 500), no Centro de Curitiba. Com regência da maestrina Priscila Bomfim, o espetáculo reúne as protagonistas das óperas “Carmen”, de Georges Bizet, e “Madame Butterfly”, de Giacomo Puccini, para criar um alerta cênico-musical contra situações de violência e destacar a colaboração entre as mulheres.

No espetáculo, as personagens Carmen e Cio-Cio-San, ambas marcadas pela violência, se encontram e se unem contra a desesperança em uma sociedade opressora e violenta. Outras personagens das óperas de Bizet e Puccini também ganham destaque, em um encontro que destaca a fraternidade entre as mulheres.

Com o espetáculo, a orquestra busca contribuir para um maior entendimento sobre o papel da mulher na sociedade, seus sentimentos e sua luta diante de situações que, mesmo hoje, com direitos das mulheres garantidos, são causas de depreciação e desrespeito à vida feminina.

O concerto cênico-musical tem a orquestra Ladies Ensemble, a soprano japonesa Masami Ganev no papel de Cio-Cio San e a mezzo soprano paulista Mere Oliveira no papel de Carmen. A regência é de Priscila Bonfim, maestrina assistente do Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

Ladies Ensemble

A Orquestra Ladies Ensemble é formada apenas por mulheres e já atua desde 2009 promovendo o encontro de musicistas de diferentes idades, vertentes, influências e inspirações, mostrando que a mulher, que dificilmente tinha uma posição de destaque em uma orquestra, pode ser protagonista.

Serviço
Ópera “Carmen encontra Butterfly”
Local: Auditório Regina Casillo (R. Lourenço Pinto, 500 — Centro — Curitiba)
Datas: 17, 18 e 19 de março de 2022, às 20 horas
Ingressos: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia-entrada), disponíveis no Disk Ingressos