Covid-19: adultos nascidos em 1973 podem receber o 2° reforço nesta sexta

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Curitiba convocou 65,4 mil pessoas para se vacinarem contra a covid-19 de segunda (27) a sexta-feira (1º). Nesta quinta-feira (30), as pessoas entre 40 e 49 anos começam a receber o 2º reforço, em cronograma feito por faixa etária.

O novo chamamento também conclui a convocação da 2ª dose de reforço para profissionais autônomos da Saúde, contempla a 2ª dose de crianças de 5 a 11 anos, adolescentes e adultos, o 1º reforço para pessoas com 12 anos ou mais (3ª dose para quem iniciou a vacinação com Coronavac, AstraZeneca ou Pfizer; 2ª dose para quem iniciou com Janssen) e o 2º reforço para pessoas com 50 anos ou mais e pessoas imunossuprimidas com 12 anos ou mais, além das repescagens.

A vacinação é realizada de segunda a sexta-feira, das 8 horas às 17 horas. Para pessoas com 12 anos ou mais é realizada em 107 Unidades de Saúde. O uso de máscara na unidade de saúde é recomendado.

Para as crianças (5 a 11 anos), a vacinação contra a covid-19 é realizada em dez unidades de Saúde. A imunização para essa população utiliza vacinas específicas (Pfizer pediátrica – tampa laranja – ou Coronavac). Confira os locais de vacinação no site Imuniza Já Curitiba.

Repescagens contínuas 

Curitiba segue ofertando as repescagens contínuas para as pessoas que perderam a data da convocação de 1ª ou 2ª doses ou doses de reforço. Esse público pode procurar, o quanto antes, uma Unidade de Saúde para atualizar seu esquema vacinal.

Novo esquema da Janssen

A partir da próxima semana, a SMS amplia as doses de reforço para a população que recebeu a vacina da Janssen no esquema vacinal primário (inicialmente previsto em dose única).

Seguindo uma determinação do Ministério da Saúde, pessoas de 18 anos ou mais vacinadas com imunizante desta marca passam a contar, agora, com pelo menos duas doses de reforço. 

Recomendações

Pessoas que tiveram covid-19 devem aguardar pelo menos quatro semanas após o início dos sintomas, para se vacinar. No caso de pessoas que tiveram outras doenças, a orientação é que aguardem o completo reestabelecimento.

Para receber a 2ª dose ou as doses de reforço, é necessário ter completado o intervalo recomendado, que varia conforme a marca do imunizante já recebido.

A data das doses recebidas pode ser confirmada no Aplicativo Saúde Já Curitiba (site ou smartphone), ao acessar a aba “Carteira de Vacinação” e, em seguida “Aplicadas”.

Cronograma

1ª dose
– Repescagem contínua para pessoas a partir de 5 anos

2ª dose
– Repescagem contínua para pessoas a partir de 5 anos, que já completaram o intervalo entre as doses

– Crianças de 5 a 11 anos que receberam 1ª dose de Pfizer (pediátrica):
Sexta-feira (1º): vacinadas com 1ª dose até 6/5

– Crianças de 5 a 11 anos e pessoas com 12 anos ou mais que receberam a 1ª dose de Coronavac:
Sexta-feira (1º): vacinadas com 1ª dose até 3/6

– Pessoas com 12 anos ou mais que receberam a 1ª dose de Pfizer:
Sexta-feira (1º): vacinados com 1ª dose até 10/6

– Pessoas com 18 anos ou mais que receberam a 1ª dose de AstraZeneca:
Sexta-feira (1º): vacinados com 1ª dose de até 3/6

1º reforço
(3ª dose para quem recebeu Coronavac, AstraZeneca ou Pfizer no esquema vacinal inicial; 2º dose para quem recebeu Janssen)

– Pessoas com 12 anos ou mais que receberam Coronavac, AstraZeneca ou Pfizer
Sexta-feira (1º): vacinados com 2ª dose até 3/3

– Pessoas imunossuprimidas com 12 anos ou mais que receberam Coronavac, AstraZeneca ou Pfizer
Sexta-feira (1º): vacinados com 2ª dose até 6/5

– Pessoas com 18 anos ou mais que receberam a dose da Janssen
Sexta-feira (1º): vacinados com dose única até 6/5

2º reforço
(4ª dose para quem recebeu Coronavac, AstraZeneca ou Pfizer no esquema vacinal inicial; 3º dose para quem recebeu Janssen)

– Pessoas entre 40 e 49 anos que receberam Coronavac, AstraZeneca, Pfizer ou Janssen no esquema vacinal inicial
Sexta-feira (1°) – Pessoas nascidas no 1º semestre de 1973, vacinadas com 1ª reforço até 3/3 e repescagens

– Pessoas imunossuprimidas com 12 anos e pessoas com 50 anos ou mais que receberam Coronavac, AstraZeneca, Pfizer ou Janssen no esquema vacinal inicial
Sexta-feira (1º): vacinados com o 1º reforço até 3/3

Informações da Prefeitura de Curitiba