Massa News, notícias do Paraná e do Brasil

Curitiba, PR
Clima
26.2ºC
Massa News, notícias do Paraná e do Brasil

Curitiba é uma das 5 cidades do Brasil selecionadas para diálogos com União Europeia

Redação

Redação

Curitiba foi selecionada entre 5 cidades do Brasil para participar do Projeto Diálogos União Europeia – Brasil: Cidades e Alimentação: Governança e Boas Práticas para alavancar os Sistemas Alimentares Urbanos Circulares. As outras cidades são Maricá (RJ), Recife (PE), Rio Branco (AC) e Santarém (PA). O projeto inicia em janeiro de 2023.

(Foto: Daniel Castellano/SMCS)

A iniciativa é desenvolvida pela Delegação da União Europeia no Brasil em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), com apoio do Instituto Comida do Amanhã e do Governos Locais pela Sustentabilidade (ICLEI – América do Sul) e do World Wide Fund for Nature Inc (WWF-Brasil).

A seleção foi realizada levando em consideração a maior diversidade territorial. As cinco cidades brasileiras serão objeto de estudo sobre sistemas alimentares urbanos sustentáveis e participarão de atividades de intercâmbio com cidades europeias. Será feita também uma análise de resíduos em feiras livres de três cidades, dentre as cinco selecionadas, que fornecerá dados de apoio para elaboração de políticas alimentares.

De acordo com o secretário de Segurança Alimentar e Nutricional, Luiz Gusi, o objetivo do projeto é compartilhar experiências, trocar informações e estar em contato com diversas realidades para fortalecer a agenda de políticas públicas municipais.

“Esses intercâmbios são essenciais para que possamos cada vez mais aprimorar as políticas públicas em segurança alimentar bem como engajar cada vez mais cidades brasileiras na implementação de sistemas alimentares circulares ajudando em questões como o desperdício de alimentos”, salientou o secretário.

Comunidade Luppa

Curitiba faz parte da Comunidade do Laboratório Urbano de Políticas Públicas Alimentares (LUPPA), uma plataforma colaborativa para facilitar a construção de políticas alimentares municipais integradas, e é representada por meio da Secretaria de Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN).

Uma das ações recentes do laboratório, foi o lançamento de edital para seleção de 5 cidades pertencentes à Comunidade LUPPA, para fazer parte do Projeto Diálogos União Europeia – Brasil.

Os próximos passos para o desenvolvimento do Projeto serão apresentados em reunião no dia 17 de janeiro de 2023, onde a equipe LUPPA passará os detalhes referentes as etapas, atividades e cronogramas do Projeto com estudos sobre sistemas alimentares urbanos sustentáveis e atividades de intercâmbio com cidades europeias.

Informações da Prefeitura de Curitiba

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!

Compartilhe essa matéria nas redes sociais

Ative as notificações e fique por dentro das notícias

Dá o play Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas A opinião em forma de notícia