Curitiba ganha mural inspirado na Mata Atlântica

Curitiba ganhou o primeiro de dois painéis multicoloridos, em tributo à biodiversidade, que integram o projeto Muros na Mata Atlântica, assinados pelo muralista Filiage. Com aproximadamente 100 m2, a obra foi pintada em muro da loja do Grande Oriente do Paraná, com 90% no Viaduto do Colorado e o restante na esquina com a Rua Brasilio Itiberê.

Foto: Divulgação

Quem passa pelo local é atraído pela beleza e realismo das imagens. Agora, um segundo mural será produzido na cidade, a partir do dia 7 de março, na esquina da Travessa da Lapa com Avenida Visconde de Guarapuava.

O projeto nacional Muros na Mata Atlântica foi idealizado com a proposta de trazer a exuberância da natureza para o espaço urbano das metrópoles, assim como para celebrar a biodiversidade da Mata Atlântica.

O artista Filiage nota que a Mata Atlântica, que originalmente cobria quase todo o litoral brasileiro, hoje está reduzida a menos de 10% de sua cobertura original. “Na região antes coberta por sua exuberante vegetação e lar de centenas de espécies de animais, hoje moram cerca de 70% da população brasileira, que são convidados a participar do esforço fundamental de preservação e recuperação desse inigualável patrimônio natural”, enfatiza.

Os painéis elaborados pelo muralista em Curitiba reproduzem espécies da flora e da fauna do bioma Mata Atlântica. A escolha dos elementos tem a orientação da esposa do artista, Patrícia, que é bióloga.

Eventos formativos

Curitiba é a quarta cidade a receber o Projeto Muros na Mata Atlântica, que foi aberto em Campinas (SP) e em seguida foi implementado em Mauá, também em São Paulo, e em Joinville (SC). Após Curitiba, a iniciativa será levada também à capital de São Paulo (dois murais), a São José do Rio Preto, em São Paulo; Foz do Iguaçu, no Paraná; Florianópolis (dois murais), em Santa Catarina; e Gramado e Porto Alegre (dois murais), no Rio Grande do Sul.

Em Curitiba, como parte do projeto, já foi realizada uma palestra sobre a Mata Atlântica na Gibiteca. Também será organizada uma visita guiada, para estudantes de educação especial, em um dos dois painéis, em data e horário ainda dependendo de confirmação.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.