Curitiba terá táxi exclusivo para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida

Curitiba terá uma categoria de táxi exclusiva para atender passageiros com deficiência ou mobilidade reduzida (temporária ou permanente). O cadastramento para motoristas interessados já está aberto.

táxi curitiba
Foto: Luiz Costa/SMCS

A medida está prevista no decreto 69/23, que estabelece o TPCD (Transporte Individual de Passageiros com Deficiência). Os preços das corridas serão os mesmos dos táxis convencionais. 

Segundo a Urbanização de Curitiba (Urbs), os taxistas que quiseram atender este público precisam fazer cadastro e ter o veículo adaptado com plataforma ou rampa. Além disso, o carro deve ter uma comunicação visual específica com adesivos com o símbolo universal de acessibilidade da ONU e também com o de cadeirante. 

Atualmente, Curitiba já possui alguns táxis compartilhados, que são veículos adaptados que operam tanto no modelo convencional quanto para pessoas com deficiência. São 11 veículos, que representam 13% da frota de 85 táxis.

A Urbs afirma que ainda não há uma estimativa de quantos taxistas podem aderir ao modelo, mas o cadastro vai ficar permanentemente aberto.

Mais informações podem ser conferidas no site da Urbs.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.