Curitiba vacina pessoas entre 20 e 29 anos contra a gripe nesta quarta

A partir desta quarta-feira (8), a vacina contra o vírus influenza (gripe) está disponível para as pessoas entre 20 e 29 anos em Curitiba.

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) reforça que, além desse grupo, pessoas de outras faixas etárias já convocadas e que ainda não se vacinaram também podem procurar as Unidades de Saúde: o objetivo é aumentar a cobertura vacinal contra a gripe neste período do ano em que o vírus circula com maior intensidade. 

A vacinação contra a gripe é realizada em 107 unidades de saúde, das 8h às 17h, de segunda a sexta feira. Os endereços podem ser conferidos no site Imuniza Já Curitiba.

É necessário apresentar documento com foto e CPF. A SMS recomenda que as pessoas procurem, preferencialmente, a Unidade de Saúde onde são cadastradas. Recomenda-se o uso de máscara dentro das unidades de saúde.

A imunização em Curitiba faz parte da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe e Sarampo, do Ministério da Saúde.

Repescagem contínua

A SMS ressalta que promove repescagem contínua para os grupos já convocados, que devem procurar, assim que possível, uma unidade de saúde para receber sua dose e se proteger da gripe.

Os públicos já convocados são:
– População em geral entre 5 e 19 anos ou com mais de 30 anos;
– Grupos prioritários: caminhoneiros; pessoas com deficiências permanentes; professores e trabalhadores do ensino; doentes crônicos; trabalhadores da Saúde; gestantes e puérperas (mães que tiveram filhos há até 45 dias); motoristas e cobradores do transporte coletivo; trabalhadores das forças de segurança e salvamento e das forças armadas (policiais federais, militares, civis e rodoviários; bombeiros militares e civis e guardas municipais).

– Grupos prioritários que podem receber vacinação simultânea:
– Crianças de 6 meses e 5 anos incompletos (4 anos, 11 meses e 29 dias): além da vacina contra a gripe, recebem a vacina VTV, que protege contra sarampo, rubéola e caxumba;
– Idosos de 60 anos ou mais: além da vacina contra a gripe, também podem receber a 4ª dose (2º reforço) da vacina contra a covid-19.