Empresas de mídia viram rés por corte de árvores em Curitiba

Três empresas de mídia e seis pessoas foram denunciadas e se tornaram rés pelo corte ilegal de árvores em Curitiba. Eles respondem por crimes ambientais e associação criminosa, denúncia aceita pela 10ª Vara Criminal da capital paranaense.

empresas-midia-corte-arvores-curitiba
Foto: José Fernando Ogura/SMCS

Conforme a denúncia do Ministério Público do Paraná (MPPR), os suspeitos se uniram para fazer cortes ilegais de árvores em várias regiões da cidade. O objetivo era dar mais visibilidade aos painéis e outdoors publicitários das empresas.

Em julho, os empresários e funcionários chegaram a ser presos temporariamente em operação da Polícia Civil.

Empresas de mídia denunciadas por corte de árvores

Conforme a denúncia, “os integrantes da associação criminosa apresentam-se vinculados a três pessoas jurídicas aparentemente distintas […], mas que atuam no mesmo ramo comercial e que compartilham, em momentos distintos e de maneira alternada, os mesmos funcionários e/ou gestores, ora integrantes da associação criminosa”.

De acordo com a denúncia, os membros do grupo percorriam todos os locais onde os painéis das empresas estão instalados para conferir a visibilidade.

Caso houvesse árvores perto desses outdoors que pudessem atrapalhar a exposição dos anúncios, “os integrantes da associação criminosa contratam prestadores de serviço terceirizados e determinam o corte e/ou poda de árvores, de qualquer tamanho ou espécie, sem autorização do órgão ambiental competente”, segundo o MPPR.

Foram identificados pelo menos 45 casos de corte ilegal de árvores pelos denunciados, que, de acordo com o MPPR, atuam no cometimento dos crimes de forma reiterada e estável há pouco mais de três anos.

A denúncia cita os crimes de associação criminosa, destruição de vegetação do Bioma Mata Atlântica e destruição de plantas de ornamentação de logradouros públicos, com diversas circunstâncias agravantes.

Em caso de condenação, as penas podem passar de dez anos de prisão, além do pagamento de multa.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.