FAE, Fecomércio e Sebrae lançam projeto Consultoria Solidária

A FAE Centro Universitário, a Fecomércio-PR e o Sebrae-PR assinaram na última semana o termo de parceria para o projeto Consultoria Solidária, que vai levar atendimento gratuito a empresas do comércio de bens, serviços e turismo de Curitiba e região metropolitana.

Em uma cerimônia realizada na FAE Business School, o diretor-geral do Grupo Educacional Bom Jesus e reitor da FAE Centro Universitário, Jorge Apóstolos Siarcos, participou do lançamento do projeto ao lado do vice-presidente da Fecomércio, Paulo Cesar Nauiack, e do diretor de Administração e Finanças do Sebrae, José Gava Neto.

O projeto idealizado pela FAE em parceria com a Fecomércio e o Sebrae tem como objetivo levar consultoria gratuita de gestão aos empreendedores do comércio para melhorarem os resultados de seus negócios.

Essas consultorias serão realizadas pelos alunos do 4º ano de Administração da FAE, que terão a oportunidade de experimentar na prática o que aprendem na teoria. Os alunos serão acompanhados pelos professores e pelos consultores do Sebrae. Os empreendedores que participarão do projeto terão um diagnóstico empresarial com o objetivo de identificar pontos fortes e fracos de sua empresa, além de uma sugestão de plano de ação para os pontos prioritários de melhorias.

A Fecomércio, que possui 500 mil empresas do comércio de bens, serviços e turismo como base de sua atuação, será responsável por fazer a ligação entre esses empreendedores e o projeto Consultoria Solidária.

Nesta fase inicial do projeto serão 51 alunos participantes, realizando a consultoria gratuita em 15 empresas.

“Temos uma grande expectativa com essa iniciativa, principalmente porque as instituições parceiras têm sinergia com a nossa missão franciscana. Certamente, esse projeto nasce com a essência da FAE, que privilegia uma formação integral, unindo o melhor do mercado, da academia e, principalmente, do ser humano, trazendo contribuições significativas para muitas famílias paranaenses”, afirmou o diretor-geral do Grupo Educacional, Jorge Apóstolos Siarcos.

O vice-presidente da Fecomércio, Paulo Cesar Nauiack, destacou a importância de projetos como esse. “Essa oportunidade de parceria nos encanta sobremaneira. Esse momento é especial, uma troca extremamente rica, não só para os empresários que receberão a consultoria, mas para os alunos que vão vivenciar a experiência. A solidariedade é uma via de mão dupla. Queremos fazer diferença na sociedade”, declarou.

“É uma iniciativa louvável liderada pela FAE e pela Fecomércio que, junto com o Sebrae, levarão capacitações gratuitas para pequenos empresários, e ainda possibilitará habilitar alunos para atuarem com consultoria, o que pode abrir novas oportunidades de mercado. Ganham todos nesta parceria, principalmente as micro e pequenas empresas e os alunos”, destacou José Gava Neto, diretor de Administração e Finanças do Sebrae/PR.

O professor da FAE e gestor operacional da Consultoria Solidária, Valter Filho, fez uma apresentação do projeto aos convidados e esclareceu dúvidas sobre detalhes da consultoria.