Jardim das Sensações do Botânico desperta a curiosidade dos estudantes

O programa Linhas do Conhecimento levou, nesta terça (19), estudantes da rede municipal de ensino ao Jardim das Sensações do Jardim Botânico para uma aula diferente. Lá, as crianças aprenderam a cuidar da natureza e a reconhecer os aromas das plantas.

Foto: Hully Paiva/SMCS

O Jardim das Sensações busca despertar nos visitantes os sentidos do olfato e do tato. Com os olhos vendados, eles aprendem a reconhecer as diferentes espécies pelo cheiro e pelo toque. São cerca de 60 espécies de plantas no local.

“Minha favorita é a alfavaca”, contou Gustavo Beçon, 7 anos. Antônia Laureana, 9 anos, também ficou impressionada com a beleza das flores. “Gostei mais da orelha de elefante”, disse a estudante.

Gustavo e Antônia integraram o grupo de 40 estudantes da Escola Municipal CEI Heitor de Alencar Furtado (CIC) que foram ao Botânico nesta terça.

O programa

O Linhas do Conhecimento é o programa que transforma parques, museus, Faróis do Saber e outros espaços da cidade em palcos para aulas de campo e propostas lúdicas e culturais.

Ele evoca o pertencimento, a história e o cuidado com a cidade. Criado em 2017, voltou ao formato 100% presencial este ano.

Em 2020 e 2021 foi veiculado por meio das videoaulas da TV Escola Curitiba e, desde o segundo semestre do ano passado, começou a retomar as atividades presenciais.

Para as próximas semanas, a Educação agendou propostas do Linhas em locais como o Bosque Alemão, o Zoo, a Fazenda Urbana, a Biblioteca Pública do Paraná, o Parque Lago Azul.

Histórico

O Linhas do Conhecimento registrou mais de 171 mil participações presenciais de estudantes e de cerca de 16 mil professores, desde sua criação até março de 2020, início da pandemia.

Em 2019, foi o vencedor do 12º Prêmio Ozires Silva de Empreendedorismo Sustentável, na categoria Empreendedorismo Educacional. O programa, que coleciona prêmios, ainda integra o Banco Internacional de Documentos das Cidades Educadoras.

Acesse os materiais pedagógicos do programa no site da Educação.

As informações são da Prefeitura Municipal de Curitiba.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.