Jardim das Sensações do Botânico desperta a curiosidade dos estudantes

O programa Linhas do Conhecimento levou, nesta terça (19), estudantes da rede municipal de ensino ao Jardim das Sensações do Jardim Botânico para uma aula diferente. Lá, as crianças aprenderam a cuidar da natureza e a reconhecer os aromas das plantas.

O Jardim das Sensações busca despertar nos visitantes os sentidos do olfato e do tato. Com os olhos vendados, eles aprendem a reconhecer as diferentes espécies pelo cheiro e pelo toque. São cerca de 60 espécies de plantas no local.

“Minha favorita é a alfavaca”, contou Gustavo Beçon, 7 anos. Antônia Laureana, 9 anos, também ficou impressionada com a beleza das flores. “Gostei mais da orelha de elefante”, disse a estudante.

Gustavo e Antônia integraram o grupo de 40 estudantes da Escola Municipal CEI Heitor de Alencar Furtado (CIC) que foram ao Botânico nesta terça.

O programa

O Linhas do Conhecimento é o programa que transforma parques, museus, Faróis do Saber e outros espaços da cidade em palcos para aulas de campo e propostas lúdicas e culturais.

Ele evoca o pertencimento, a história e o cuidado com a cidade. Criado em 2017, voltou ao formato 100% presencial este ano.

Em 2020 e 2021 foi veiculado por meio das videoaulas da TV Escola Curitiba e, desde o segundo semestre do ano passado, começou a retomar as atividades presenciais.

Para as próximas semanas, a Educação agendou propostas do Linhas em locais como o Bosque Alemão, o Zoo, a Fazenda Urbana, a Biblioteca Pública do Paraná, o Parque Lago Azul.

Histórico

O Linhas do Conhecimento registrou mais de 171 mil participações presenciais de estudantes e de cerca de 16 mil professores, desde sua criação até março de 2020, início da pandemia.

Em 2019, foi o vencedor do 12º Prêmio Ozires Silva de Empreendedorismo Sustentável, na categoria Empreendedorismo Educacional. O programa, que coleciona prêmios, ainda integra o Banco Internacional de Documentos das Cidades Educadoras.

Acesse os materiais pedagógicos do programa no site da Educação.

As informações são da Prefeitura Municipal de Curitiba.