Estudantes do Ensino Médio lançam foguetes em mostra brasileira

A 17ª Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) terá a participação de 56 foguetes artesanais construídos pelos alunos do Ensino Médio do Colégio Santo Anjo, de Curitiba.

mostra brasileira foguetes
Foto: Divulgação

Neste sábado (6), das 9h às 12h, os estudantes vão “lançar” os artefatos montados a partir de conceitos aprendidos nas aulas de física e química. A distância percorrida pelos foguetes será medida e disputará a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA).

As equipes têm o apoio dos professores para construir e lançar os foguetes. O lançamento é feito para frente e não para cima. Nos últimos anos, a competição têm reunido mais de 150 mil estudantes de todo o Brasil.

A MOBFOG é uma olimpíada experimental realizada anualmente com o objetivo de expandir o conteúdo para além da sala de aula, tornando o conhecimento mais palpável, de forma lúdica, por meio da construção de foguetes com materiais recicláveis que devem ser lançados o mais distante possível. Os foguetes e bases de lançamentos são construídos por alunos individualmente ou em equipes de até três pessoas.

A medição do lançamento e alcance dos foguetes é feito por meio de trena analógica, e os dados são inseridos no site da MOBFOG, que irá avaliar as equipes vencedores das medalhas de ouro, prata e bronze até o dia 30 de junho.

A OBA é coordenada por uma comissão formada por membros da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e da Agência Espacial Brasileira (AEB) e conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Universidade Paulista (UNIP), VISIONA e da AVIBRAS. 

Serviço: Mostra Brasileira de Foguetes

Data: 06 de maio (sábado)

Horário: das 9h às 12h

Local: Colégio Santo Anjo Barigüi

Endereço: Marginal, Rodovia Curitiba – Ponta Grossa Br-277, 1115 – Mossunguê

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.