Museu do Holocausto lança exposição na UFPR em agosto

“Não se pode deixar o mundo tal como ele é”. Essa é a principal mensagem da mostra “Reformador do Mundo”, que será exposta pelo Museu do Holocausto de Curitiba no campus Rebouças da Universidade Federal do Paraná (UFPR), entre os dias 9 e 31 de agosto.

A mostra, organizada em todo o mundo em 2012 pelo Ministério de Relações Exteriores da Polônia, em razão do “Ano de Korczak”, foi integralmente doada dois anos depois ao Museu do Holocausto de Curitiba pelo Consulado-Geral da Polônia em Curitiba. A exposição é inteiramente dedicada à vida e obra do médico, pedagogo, ativista social, escritor, jornalista e defensor dos direitos das crianças, Janusz Korczak.

Exposta novamente por ocasião do marco de 80 anos do assassinato do herói do povo judeu e polonês no campo de extermínio nazista de Treblinka, a mostra integra a programação da XXXIII Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão – SEPE, do Setor de Educação da UFPR.

A exposição é composta por 21 imagens que mesclam fotos arquivais com informações sobre o autor, trechos das suas obras e citações de várias autoridades sobre o próprio Korczak. As fotos e o material utilizado foram cedidos pelo Museu Histórico de Varsóvia, Fundação “Korczakarium”, Associação Polonesa Janusz Korcak e pelo Guetto Fighters’s House Museum (Lohamei HaGuetaot) em Israel. Em Curitiba, foram incluídas obras literárias de Korczak e dois quadros da artista polonesa nascida no Brasil, Heliana Grudzien.

Abertura e exibição de filme

A abertura oficial ocorrerá no dia 9 de agosto, às 17 horas, com palestra do coordenador-geral do Museu, Carlos Reiss. No dia 10 de agosto, às 13h30, será exibido o filme “Korczak” (1990), do diretor Andrzej Wajda.

Serviço

Exposição “Reformador do Mundo: Reformar o Mundo é Reformar a Educação”

Visitação gratuita de 9 a 31 de agosto de 2022

Local: Universidade Federal do Paraná, Campus Rebouças, Setor de Educação – Av. Sete de Setembro, 2618, Curitiba, Paraná (entrada pela rua Rockefeller)

Horários de visitação: de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h

Abertura: dia 9 de agosto, às 17 horas, com palestra do coordenador-geral do Museu do Holocausto de Curitiba, Carlos Reiss

No dia 10 de agosto, às 13h30, será exibido o filme “Korczak”, do diretor Andrzej Wajda, de 1990