Novos semáforos começam a funcionar na próxima terça e quarta-feira

O semáforo instalado na esquina das ruas Manoel Eufrásio e Marechal Mallet, no Juvevê, começa a operar às 10h desta terça-feira (9/11). A novidade responde a solicitações que chegaram pela Central 156 de Atendimento ao Cidadão e facilita a travessia de pedestres pelo local, que chega a receber 966 veículos por hora (nos dois sentidos) nos horários de pico.

Imagem: Reprodução/Prefeitura

A implantação integra um plano de intervenções realizadas no entorno pela Superintendência de Trânsito (Setran), para melhorar a segurança viária após a abertura da canaleta do ônibus pela Avenida Paraná, no cruzamento com a Rua Manoel Eufrásio. Essa mudança proporcionou uma nova ligação viária para o bairro. 

No dia seguinte, quarta-feira (10/11), serão ligados os semáforos em dois cruzamentos consecutivos da Rua Colômbia, no Bacacheri: com as ruas Estados Unidos e México. “Neste caso também tivemos reivindicações apresentadas pela população por meio do 156”, informa o diretor de Planejamento e Operação da Setran, Pedro Darci da Silva Junior.

Com os semáforos, explica o diretor da Setran, melhora-se a organização de passagem para veículos e pedestres, que têm mais segurança. A Rua Colômbia cruza com as principais vias, como a Estados Unidos e a México, fazendo a ligação entre os bairros Jardim Social, Boa Vista, Cabral, Ahú e São Lourenço.

O movimento é comprovado pelo índice de veículos circulando, principalmente em horário de pico. Na esquina com a México chegam a passar, em média, 1.655 veículos pelo período de uma hora, em todos os sentidos. Já com a Colômbia, são cerca de 1.540 veículos por hora.

Função alerta 

Tanto os novos semáforos do Juvevê quanto os do Bacacheri já estão operando na função alerta, com a luz amarela piscante. Ligar o equipamento alguns dias antes do início da operação efetiva é uma forma de chamar a atenção do motorista que passa de forma rotineira pelo local. 

Assim como os equipamentos em outros 15 novos cruzamentos, implantados desde janeiro na cidade, esses semáforos estão interligados à Central de Tráfego em Área (CTA), espaço que faz o monitoramento em tempo real, com câmeras, do fluxo de veículos e do deslocamento do transporte coletivo. Pela Central são controlados mais de 92% dos semáforos da capital. 

De forma remota é possível fazer a maioria dos reparos necessários, como alterar tempos de abertura e fechamento dos semáforos, além de detectar em poucos minutos falhas nos equipamentos. Uma das exceções é quando ocorre o furto de cabos ou do controlador do semáforo, caso em que há necessidade de substituição do material no local. 

Com informações da Prefeitura de Curitiba

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.