Obras recuperam asfalto na Avenida Nossa Senhora Aparecida e Rua Bispo Dom José

A Avenida Nossa Senhora Aparecida e a Rua Bispo Dom José, que servem de ligação entre o Batel e os bairros Campo Comprido, Campina do Siqueira, Mossunguê e CIC, serão requalificadas em um trecho de aproximadamente 2 mil metros pelo programa municipal de recuperação da malha viária. Os serviços foram vistoriados nesta quarta-feira (27) pelo prefeito Rafael Greca, acompanhado do administrador da Regional Portão, Gerson Gunha.

Foto: Ricardo Marajó/SMCS

O trabalho começou na última terça-feira (26) na Avenida Nossa Senhora Aparecida, que ganhará asfalto novo em 1.860 metros, no trecho entre as ruas Dom Ático e Eduardo Sprada. Já na Rua Bispo Dom José, os serviços começam nos próximos dias, com a fresa e o recape do pavimento em pista dupla no trecho de 115 metros entre as ruas Gonçalves Dias e Dom Ático.

Por conta das obras, em algumas quadras o trânsito é feito em meia pista, com a sinalização das vias. O Motorista deve redobrar a atenção à sinalização e reduzir a velocidade ao passar pelos pontos em obras.

“Estamos na Avenida Nossa Senhora Aparecida, importante ligação entre o Batel e o Barigui do Seminário. Vamos fazer agora 2 mil metros de pavimentação, fresa e recape com o arremate da trincheira da Mário Tourinho. O asfalto novo traz benefício também aos que andam nos ônibus”, disse o prefeito Rafael Greca.

A trincheira da Rua General Mário Tourinho, onde a via cruza com a Avenida Nossa Senhora Aparecida, foi entregue pela Prefeitura em junho, para a melhoria da mobilidade urbana na região, incluindo acentuado benefício para o transporte coletivo.

“Nesta etapa, ruas do entorno que estavam com pavimento desgastado estão recebendo asfalto novo, complementando as ações já feitas na infraestrutura viária local”, diz o secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Araújo Rodrigues

Estrutura do pavimento

No processo de fresa e recape, pelo qual as ruas estão sendo requalificadas, o trabalho tem como finalidade a restauração da camada asfáltica danificada, restabelecendo a qualidade estrutural do pavimento. O resultado proporciona uma superfície de textura uniforme, restabelecendo as condições iniciais de conforto e segurança da via pública.

Além de servirem como ligação entre bairros, as ruas que serão alcançadas pelas obras servem de rota para cinco linhas de ônibus. Circulam por elas as linhas Jardim Social/Batel, Rua XV/Barigui, Mad. Tarumã/Augusta, Vila Sandra e Tramontina.

Juarez Gerhardt administra o comércio da família, a Peixaria Tatiana, tradicional loja da Avenida Nossa Senhora Aparecida, que desde 1974 recebe clientes da região. Para ele, todo o investimento realizado no local vai valorizar ainda mais o comércio e dar qualidade de vida aos moradores.

“Temos que compreender que o bloqueio temporário da via, durante a execução dos serviços, é necessário, mas será breve. Já os benefícios, com um asfalto de boa qualidade, serão por muitos anos”, disse Juarez.

Para Juliana Peixoto Antunes, gerente do Centro de Bem Estar para Cães, a obra completa uma série de investimentos já realizados anteriormente na região. “Já melhorou e agora teremos acesso mais facilitado aos nossos clientes, o que é muito bom”, contou Juliana.

Em todas as regionais

Somente neste ano, o programa de recuperação da malha viária de Curitiba, iniciado em 2017 pelo prefeito Rafael Greca, já entregou 313 obras de pavimentação, ultrapassando 102km de asfalto novo em ruas que atendem bairros das dez regionais da cidade.

Outras 99 obras estão em andamento, melhorando as condições de acesso, mobilidade e qualidade de vida dos moradores. As obras são coordenadas Secretaria Municipal de Obras Públicas.

Informações da AEN

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.