Operação de Natal da Guarda Municipal de Curitiba começa hoje

Para garantir a segurança dos curitibanos durante a programação do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais, a partir desta terça-feira (22), a Guarda Municipal vai empregar todo o seu efetivo, de aproximadamente 1.500 guardas, além do monitoramento em tempo real das câmeras da Muralha Digital, o cerco de segurança da Prefeitura de Curitiba.

Além dos locais das atividades temáticas, a corporação também estará mais presente nos eixos comerciais da cidade, levando em conta o horário comercial estendido nessa época, e a maior circulação de pessoas no período de festas.

Como explica o comandante da GM Carlos Celso dos Santos Júnior, a Guarda Municipal já está se antecipando para garantir a segurança dos curitibanos antes mesmo do início da programação.

A corporação estará dentro e no entorno de locais como Jardim Botânico, Passeio Público, parques Tanguá, Náutico, Barigui, Universidade Livre do Meio Ambiente, Lago Azul e Praça Osório, Bosque Alemão, Memorial Paranista, Mercado Municipal, Praça Santos Andrade, Largo da Ordem, Rua das Flores, Asilo São Vicente de Paulo, Palácio Avenida, Paço da Liberdade e Ruas da Cidadanias.

Nos bairros, os principais eixos comerciais terão patrulhamento preventivo intensificado pelos núcleos da GM. É o caso das avenidas República Argentina e Winston Churchill, entre os bairros Portão e Novo Mundo; proximidades de comércios, agências bancárias e terminais de ônibus do Cajuru (Centenário, Capão da Imbuia e Oficinas); e as ruas Izaac Ferreira da Cruz, São José dos Pinhais e Eduardo Pinto da Rocha, no Bairro Novo.

Os principais eixos comerciais no Centro recebem atenção especial durante o período da Operação Natal da GM. No trânsito, a organização e o apoio a motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres serão de responsabilidade dos agentes da Superintendência de Trânsito (Setran).

Monitoramento através de câmeras

Foto: Divulgação/Guarda Municipal

As ações preventivas também acontecem através do monitoramento por câmeras de segurança. A chamada ‘Muralha Digital’ cobre vários locais da capital com grande circulação de pessoas, como praças e cemitérios municipais. Além das câmeras, o sistema também está ligado aos radares de trânsito.

O videomonitoramento realizado pela ‘Muralha’ se mostrou eficiente para ajudar na prevenção de crimes. Nos locais onde as câmeras estão presentes, foi registrada uma redução de 40% na criminalidade, de acordo com estatísticas da Prefeitura.

Com informações da assessoria de comunicação da Guarda Municipal de Curitiba


Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.