Operação mira organização criminosa comandada pelo ‘Sheik dos Bitcoins’; Sasha Meneghel foi vítima

A Polícia Federal (PF) cumpriu na manhã desta quinta-feira (6) 20 mandados de busca e apreensão relativos à Operação Poyais, que investiga crimes ligados a investimentos em criptomoedas. O principal alvo é Francisley Valdevino da Silva, empresário de Curitiba conhecido como “Sheik dos Bitcoins”.

Foto: Divulgação/Polícia Federal

Os mandados foram cumpridos na capital paranaense e em cidades de Santa Catarina, São Paulo e Rio de Janeiro. Foram apreendidos barras de ouro, dinheiro, joias, carros e relógios de luxo.

Uma das vítimas do suspeito é Sasha Meneghel, filha da apresentadora Xuxa. Ela teria investido mais de R$ 1 milhão e agora cobra os valores na justiça.

Segundo a PF, a organização criminosa é suspeita de estelionato e crimes contra o sistema financeiro, cometidos no Brasil e no exterior desde 2016.

Em janeiro de 2022, a Interpol informou à Polícia Federal que uma empresa internacional com atuação nos Estados Unidos, bem como seu principal gerenciador, o Sheik, estavam sendo investigados pela Força Tarefa de El Dorado (El Dorado Task Force), da HSI de Nova Iorque, por envolvimento em conspiração multimilionária de lavagem de capitais a partir de um esquema de pirâmide de investimentos em criptoativos.

Assim, as investigações começaram em Curitiba e revelaram que Francisley possuía mais de 100 empresas abertas no Brasil vinculadas a ele e, através de seu grupo empresarial, estaria lesando investidores não só no exterior, mas também em território nacional.

No Brasil, segundo a PF, o Sheik iludia milhares de vítimas que acreditavam nos grandes rendimentos das criptomoedas. Eles deixavam de pagar remunerações mensais contratadas pelos clientes, e alegavam que era por causa de problemas administrativos, financeiros e técnicos.

A polícia estima que o Sheik e a organização criminosa movimentaram cerca de R$ 4 bilhões.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.