População pode ser voluntária e ajudar no atendimento a pessoas em situação de rua

A Ação Inverno – Curitiba que Acolhe 2022 está aberta à colaboração de voluntários para apoio no atendimento às pessoas em situação de rua. Os interessados devem se cadastrar no site da Prefeitura, que desde esta terça (24) traz uma página específica para o serviço.

Foto: Ricardo Marajó/SMCS

Os voluntários poderão se inscrever para ajudar em algumas atividades que são desenvolvidas nas casas de passagem, unidades de acolhimento e nos Centros de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centros Pop). Entre elas estão recepção e acolhida às pessoas abrigadas, fornecimento de materiais de higiene, distribuição e organização das refeições, separação de donativos, como roupas, calçados e alimentos.

Os voluntários poderão ainda auxiliar em atividades de entretenimento e promover atividades esportivas, artísticas e musicais que poderão ser desenvolvidas nos Centros Pop.

O presidente da Fundação de Ação Social (FAS), Fabiano Vilarueal, que coordena a Ação Inverno, em parceria com a Defesa Civil, incentiva a população a participar do trabalho. “A solidariedade é um valor nobre. Ao se tornar um voluntário, o cidadão pode ter realização pessoal, mas também fortalecer o trabalho realizado pelo município e a comunidade onde vive”, diz.

Como se cadastrar

O cadastro para voluntariado na Ação Inverno deve ser feito aqui. Ao acessar a página, no site da Prefeitura, basta preencher os dados pessoais, o email e o telefone de contato.

É preciso também informar a profissão e a disponibilidade de tempo, que pode ser pela manhã, tarde ou noite. Para finalizar, basta clicar no serviço que gostaria de colaborar. A relação inclui nove opções de atividades.

A Ação Inverno, realizada todos os anos pela Prefeitura para oferecer serviços à população em situação de rua, principalmente o acolhimento, contou com o serviço de voluntários até 2019. A participação da população foi suspensa por dois anos, em função da pandemia da covid-19.

As informações são da Prefeitura Municipal de Curitiba.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.