Vereadores de Curitiba retomam atividades com quatro novas posses

Com a colaboração de Câmara Municipal de Curitiba

Nesta quarta-feira (1º), aconteceu a abertura da sessão legislativa de 2023 e o retorno das atividades dos vereadores. O presidente da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), Marcelo Fachinello (PSC), ressaltou o compromisso da atual Mesa Diretora com os debates da cidade.

Foto: Rodrigo Fonseca/CMC

“Para cumprir nosso compromisso constitucional, nós estaremos sempre abertos à população. Esta Câmara Municipal reafirma sua vocação democrática, convidando todos os cidadãos curitibanos que se façam presentes no nosso dia a dia. Que compareçam às sessões plenárias, às sessões das comissões, que visitem os gabinetes parlamentares, a Presidência, enfim, todas as nossas instâncias legislativas e administrativas”, convidou.

No primeiro discurso em plenário exercendo a presidência do Legislativo de Curitiba, o vereador prometeu “não poupar esforços para atingir os resultados esperados pela sociedade curitibana”. “Quero dizer que esta Casa Legislativa vai se pautar pelos valores republicanos da transparência, da moralidade e da eficiência. Queremos realizar, e vamos realizar, um serviço público íntegro e reto, que atenda às necessidades da população e demonstre respeito pelo dinheiro dos contribuintes.”

Em entrevista à imprensa, após a sessão, Fachinello reforçou que o principal desafio é “tornar a Casa ainda mais aberta, transparente à população e participante dos principais debates que a cidade vai ter nos próximos dois anos”. “A Câmara precisa ser protagonista, os vereadores precisam participar da discussão e a gente precisa receber, aqui, a sociedade para discutir aqui esses temas que são sensíveis, que são importantes”, pontuou. A ideia, completou, é aprimorar a transmissão das sessões das comissões e outras atividades, assim como a acessibilidade para navegar no Portal da Transparência e a ampliação do número de audiências públicas.

Novas posses na Câmara Municipal de Curitiba

Angelo Vanhoni (PT), Bruno Pessuti (Pode), Giorgia Prates (PT) e Rodrigo Reis (União) foram empossados vereadores durante a retomada das sessões plenárias da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) em 2023. Eles entregaram o diploma expedido pela Justiça Eleitoral e a declaração de bens, fizeram o juramento solene e assinaram os termos de posse em cerimônia pública, com transmissão ao vivo pelo YouTube da CMC.

Eles foram recepcionados pela nova Mesa Diretora da CMC, presidida por Fachinello, que deu as boas-vindas aos novos parlamentares. A posse foi acompanhada pelo prefeito em exercício, Eduardo Pimentel, por diversos secretários municipais, pelas deputadas estaduais Ana Júlia (PT) e Márcia Huçulak (PSD), além de personalidades da política paranaense, como Orlando Pessuti, Jorge Samek e Julieta Reis.

Os quatro suplentes foram convocados após Carol Dartora (PT), eleita deputada federal, Denian Couto (Pode), Flávia Francischini (União) e Renato Freitas (PT), eleitos deputados estaduais, renunciarem às cadeiras na CMC para serem empossados, nesta quarta, nos novos mandatos. Ana Júlia seria a primeira suplente do PT, mas foi eleita deputada estadual, optando por assumir a vaga na Assembleia Legislativa do Paraná. A CMC não via uma renovação tão grande no meio de uma legislatura desde 2006.

Sessão de abertura da Câmara Municipal de Curitiba

O vereador fez um agradecimento aos vereadores que se despediram da Câmara Municipal para assumir os mandatos na Câmara dos Deputados e na Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (Alep). “Que todos possam desempenhar suas funções da melhor maneira possível, sempre com vistas ao interesse do povo curitibano e paranaense. E, claro, quero agradecer e cumprimentar, dar boas-vindas, aos vereadores e vereadoras que ingressam na Câmara e tomam posse dos assentos que lhes foram concedidos pela população”, afirmou.

“Também agradeço, em nome da Casa, aos membros da Mesa que lideraram os trabalhos legislativos no biênio passado: o sempre presidente Tico Kuzma, os vice-presidentes Alexandre Leprevost e Tito Zeglin e os secretários Flávia Francischini, Professora Josete, Professor Euler e Mauro Ignácio”, continuou. “Nosso respeito e reconhecimento a todos pelo trabalho, seriedade e dedicação.”

“Agradeço, igualmente, aos diretores da Câmara Municipal nomeados pela gestão Tico Kuzma, que tão bem desempenharam suas funções nos últimos dois anos e mantiveram os trabalhos funcionando mesmo nos momentos mais complicados, como a pandemia. Faço esse agradecimento a todos na pessoa da servidora Jussana Marques, que foi a diretora-geral [e agora está à frente da Diretoria de Apoio às Comissões]”, frisou Fachinello. “O trabalho de todos vocês, membros da Mesa e diretorias, certamente não foi fácil, muitos desafios se apresentaram no caminho, mas a missão foi cumprida e nosso reconhecimento fica aqui registrado nos anais”, elogiou.

Nova Diretoria-Geral da Câmara de Curitiba

O presidente também apresentou, durante o discurso na sessão inaugural de 2023, o novo diretor-geral da Casa, o advogado Glauco Machado Requião. Graduado em 1994 pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), ele concluiu o mestrado em Ciência Política pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), em 2011. Na CMC, trabalhou como assessor jurídico, entre 1996 e 1998, e ocupou o cargo de chefe de Fachinello, de 2021 a 2022.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.