Prêmio para queijos produzidos no Paraná é lançado no Mercado Municipal

O Mercado Municipal de Curitiba foi palco, nesta quarta-feira (31), do lançamento da primeira edição do Prêmio Queijos do Paraná, que vai escolher os melhores queijos do estado em 19 categorias divididas entre leite de vaca, leite de cabra, leite de ovelha, leite de búfala e especialidades queijeiras e criações com queijos aromatizados, com doces, ervas e café.

Foto: Divulgação

As inscrições começam nesta quinta-feira (1º) e vão até 1° de março de 2023 pelo site da organização do evento. A cerimônia de premiação está marcada para 1º de junho do ano que vem.

A iniciativa é da Federação de Agricultura do Estado do Paraná (Faep), do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-PR), do Sindicato da Indústria de Laticínios e Produtos Derivados do Paraná (Sindileite–PR) e tem apoio da Prefeitura de Curitiba por meio da Secretaria de Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN).

Prêmio

O Prêmio Queijos do Paraná é composto por uma série de iniciativas ao longo do segundo semestre de 2022 e do primeiro semestre de 2023, que envolvem a qualificação de produtores de leite, produtores artesanais de queijos e indústrias lácteas.

O prêmio faz jus à importância do setor leiteiro estadual: há produção de leite em todos os 399 municípios do Paraná.

O estado é o segundo maior produtor de leite do país, com 12 milhões de litros/dia, dos quais 5 milhões de litros são destinados à fabricação de queijos. É um derivado que, além de ter valor nutricional, permite agregar valor à matéria-prima, fortalecendo o setor e gerando empregos e renda.

Informações da Prefeitura de Curitiba

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.