Curitiba abre quadras públicas de pickleball; conheça o esporte

Com a colaboração de Prefeitura de Curitiba

Já estão abertas em Curitiba as primeiras quadras públicas de pickleball, esporte que é uma mistura de tênis e pingue-pongue.

quadras-pickleball-curitiba
Foto: José Fernando Ogura/SMCS

O pickleball pode ser jogado individualmente ou em duplas, em ambientes fechados ou ao ar livre, com raquetes, uma bola e uma quadra parecida com a de tênis, porém menor.

A Secretaria Municipal de Esporte Lazer e Juventude instalou as duas primeiras quadras no Parque Barigui, onde também é possível emprestar as raquetes e as bolinhas que são de plásticos, ocas e furadas.

O empréstimo de uma hora é gratuito e os interessados podem praticar e conhecer o esporte.

Onde retirar os materiais para jogar pickleball em Curitiba

Os materiais estão disponíveis de segunda a sexta-feira, das 7 horas às 17 horas, com retirada no Centro de Atividade Física Professora Judith Passos (Alamenda Rubens Requião, 200 – Parque Barigui).

Segundo o secretário municipal de Esporte, Lazer e Juventude, Carlos Pijak Junior, o pickleball é uma nova modalidade que é fácil de aprender.

“Esse é um esporte muito simples, fácil de aprender. Você pode entrar em uma quadra de pickleball e em cerca de uma hora já consegue jogar, se divertir e, claro, praticar uma atividade física”, afirmou Pijak.

Bacacheri também tem quadras de pickleball

No Centro de Esporte e Lazer Bacacheri (Rua Costa Rica, 1.614 – Bacacheri) também já estão disponíveis duas quadras e empréstimo dos materiais.

Por lá também já há vagas para se inscrever nas primeiras turmas para aulas de pickleball da cidade. As inscrições podem ser feitas pelo Portal Curitiba em Movimento.

Há turmas às terças e quintas-feiras, às 9h30 e às 13h30 (para pessoas de 12 a 59 anos) e às 10h30 (de 10 a 14 anos).

Como jogar pickleball

O esporte surgiu nos Estados Unidos como uma atividade para manter as crianças entretidas e se popularizou rapidamente também entre as pessoas que buscavam novas opções de diversão em meio à pandemia de covid-19.

Apenas no ano passado, o número de participantes cresceu 35% e atualmente mais de três milhões de pessoas o praticam.

O objetivo, assim como de outros esportes de raquete, é passar a bola por cima da rede e dificultar para que o adversário não consiga devolvê-la.

Tem suas regras mais específicas em termos de saque e pontuação, mas depois de dois sets (ou três, se houver empate), o vencedor será aquele com uma diferença de dois pontos a seu favor.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.