Rua da Cidadania do Boqueirão se torna passarela da moda local

Está quase tudo pronto para o desfile do 6º Boqueirão Fashion Day 2022, que acontece nesta sexta-feira (15/7), a partir das 19h, na passarela metálica da Rua da Cidadania do Boqueirão. A estrutura de som e iluminação está em fase final de instalação e daqui a pouco, às 18h desta quinta-feira (14/7), começa o ensaio geral do evento. Os ingressos para o desfile estão esgotados.

Foto: Levy Ferreira/SMCS

O Boqueirão Fashion Day é o evento de moda local criado pelo prefeito Rafael Greca em 2017, e faz parte da programação do Inverno Curitiba. A ideia é fomentar a cadeia criativa da moda a partir do segmento lojista de confecções estabelecido na Rua Bley Zornig e seu entorno – a rua temática do Boqueirão. Greca prestigiará o evento.

O desfile encerra a programação de palestras, oficina e bate-papo sobre moda aberto à comunidade e que está reunindo cerca de 150 pessoas que atuam ou têm interesse no ramo de moda. O tema deste ano é a moda sustentável, pensada para a cidade que tem a preservação ambiental como prioridade.

Além do desfile de modelos profissionais e convidados, estão programadas performances da escola de dança contemporânea Backstage e a participação especial da Miss Paraná Mundo 2022,  Marcela Germano.

Novamente presencial

Será a primeira edição presencial desde 2019. A seguir veio a pandemia do novo coronavírus e, com ela, as edições virtuais. A covid-19 e a guerra na Ucrânia, entre outros temas atuais, servem de inspiração às 30 das 60 produções assinadas pelos estudantes da Universidade Positivo.

“Estamos trazendo uma moda autoral bastante ligada às questões sociais e ambientais”, conta o designer de moda e professor da Universidade Positivo Hélcio Fabri.

A direção do evento é do designer e professor de pós-graduação de Moda da Universidade Positivo, Júnior Gabardo. Além de vestir as 40 modelos profissionais que desfilarão as criações, os estudantes da UP e Uniandrade também criaram 20 composições a partir de peças de roupas doadas à FAS (Fundação de Ação Social), da Prefeitura. O desfile dos looks ficará a cargo de 20 pessoas selecionadas entre o público atendido nos programas e ações da entidade e que dividirão a passarela com as modelos profissionais.

“É o primeiro look da minha carreira. Estou me sentindo num laboratório, vendo na prática a complexidade e as responsabilidades compartilhadas na realização de um evento como esse”, conta a estudante de Moda Jhennifer Morais, da Universidade Positivo.

Sob a supervisão de professores e como os demais colegas, Jhennifer está participando de todas as etapas do processo – desde a elaboração da proposta da coleção e escolha de materiais nas lojas parceiras do Boqueirão Fashion Day até a execução da roupa.

Na passarela

São os seguintes os designers de moda que assinam as criações do Boqueirão Fashion Day 2022. Entre parênteses estão os nomes das modelos:

DESFILE UNIANDRADE

Andressa França (Dieniffer Guebs Basso, Mariana Neotti, Isadora Christina Cunha Dutra e Cinthya Sell); Bruna Pinheiro Carvalho (Jamile Dellan Libera Brum, Kaoana Gabrig, Stephanie de França, Viviane dos Santos da Silva e Maria Luiza Fernandes da SIlva); Camila Jasluk (Vanessa Roa e Jennifer Silveira); Carla Monteiro (Poliana Ferreira dos Passos e Evelyn Aparecida Mica); Edson Aparecido Fernandes (Bruna Ferraz Bertinato); Nilce Leda Pereira (Andressa Lisboa Gonçalves da Silva e Giovana Ribeiro); Larissa Alves de Lima (Gabriela Benhke e Fernanda Carolina Oliveira); Rebekah Hadassa (Gabriela Pedroso e Maira Nery).

DESFILE POSITIVO

Adriana Ferreira “Drika di Ferran” (Camile Pohl); Anna Luíza (Kimberly Jora Maciel); Carolina Carvalho Susin (Lohana Beugnolo); Caroline Oliveira (Nicolle Andrade, Fernanda Farias); Cecília Oscar Manoel (Letícia Verdi); Coelho (Amanda Tozetto); Débora Pothin (Poliana Ramos); Édily Jonson; Eduarda S. Santos (Milena Fritz); Fernanda Laissa Henning (Beatriz Cruz, Giovanna Nonato); Jhennifer Morais (Inara); Leticia Orichowski da Cruz (Marina Fontana); Maria Eduarda Abrantes Gitti Wisentainer (Amanda Ribeiro Navarro); Nathaly Grun (Giovana Theulen); Pedro Ribeiro (Giovanna Taverna); Rafaella Cavagnari Guimarães (Daniela Biscaro Kaminski); Roberta Canteri (Thainá Pinheiro, Fernanda Leylak).

DESFILE FAS

Uniandrade – Bárbara de Almeida; Beatriz Cristina Lemos; Bruna Pinheiro Carvalho; Carla Monteiro; Débora Kais; Francelyne Penteado do Prado; Gustavo Becquer; Juliada Karine Giordano; Juliene Sattin; Ketlin Carolina do Nascimento; Larissa Alves de Lima; Maria Eduarda Machado; Nicole Martins; Rebekah Hadassa; Suelen Dantas; Thuliane de Fátima.

Positivo –  Robson José Schultz; Thaísa Pereira Grossmann; Mariana Aparecida Xavier Arruda; Heloísa Negrão.

Parceiros

Realizado pela Prefeitura de Curitiba, por meio da Administração Regional do Boqueirão, da Fundação Cultural de Curitiba e da FAS, o 6° Boqueirão Fashion Day conta com o apoio de: Centro Europeu, Senai, Uniandrade, Universidade Positivo, Sindicato de Manequins e Modelos do Paraná, Senac, Fortex, Brasilusa, Souza Tecidos, AC Malhas, Paranatex, Kolimalhas, Arte da Costura, Central Sul, ACR Malhas, Farmais, Zoom Agência de Modelos, NK Agência de Modelos e Atores, Armazém Models Backstage.

Inverno Curitiba

O Inverno Curitiba 2022 é uma iniciativa da Prefeitura para promover o destino e reúne atividades culturais, gastronômicas, de economia criativa, esporte e lazer, de sustentabilidade e inovação dos setores público e privado. A programação começa no dia 15 de junho, vai até 31 de julho e pode ser conferida no portal Inverno Curitiba.

Serviço:

Boqueirão Fashion Day 2022

Desfile de moda local

Dia 15/7 (sexta-feira)

A partir das 19h

Na Rua da Cidadania do Boqueirão

(Av. Marechal Floriano Peixoto, 8430)

Ingressos esgotados

Informações da PMC.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.